MotoGP: Valentino Rossi com vantagem sobre Jorge Lorenzo na luta pelo vice-campeonato
Com o título mundial entregue a Marc Márquez é a luta pelo vice-campeonato que é o grande foco de interesse nas derradeiras rondas da temporada de 2016. Ao terminar em segundo lugar o GP da Austrália, Valentino Rossi distanciou-se no segundo posto do campeonato. O piloto italiano chega a Sepang na Malásia com 24 pontos de vantagem sobre Jorge Lorenzo, que foi apenas sexto em Phillip Island. Numa fase em que restam duas rondas para o final do campeonato, Rossi pode ter ganho na Austrália uma vantagem importante na particular disputa entre os pilotos da Yamaha.
Maverick Viñales manteve o quarto lugar, mas está agora mais perto de Jorge Lorenzo. O piloto da Suzuki foi terceiro no GP da Austrália e reduziu para apenas 11 pontos a desvantagem face a Lorenzo. Ausente em Phillip Island, Dani Pedrosa mantém o quinto lugar apesar de estar há duas jornadas sem pontuar.
Cal Crutchlow, que venceu o GP da Austrália, é sexto por troca com Andrea Dovizioso pelo que está novamente na frente dos pilotos oficiais da Ducati. Crutchlow tem mais quatro pontos do que Dovizioso e para além disso lidera o campeonato dos pilotos satélites, O britânico tem 20 pontos de vantagem em relação a Pol Espargaró.