MotoGP, Tailândia, TL1: Marc Márquez lidera, Oliveira sétimo apesar de queda
Marc Márquez (Honda) foi o piloto mais rápido da primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio da Tailândia de MotoGP. O espanhol fez a sua melhor volta em 1:30.523 minutos, batendo o campeão do Mundo e líder do campeonato Fabio Quartararo (Yamaha), por 32 milésimos, e o vencedor do Grande Prémio do Japão, Jack Miller (Ducati), por 65 milésimos.
Márquez deixou a sua volta mais rápida para a última saída (à semelhança da generalidade dos pilotos), tendo aproveitado a ‘boleia’ de Miguel Oliveira para o fazer. Já é sabido que o espanhol gosta de ter uma referência à sua frente quando faz uma volta rápida, tendo aproveitado neste caso para seguir atrás do piloto da KTM. De referir que Márquez registou uma queda nos instantes iniciais da sessão.
Numa sessão com tempos muito próximos, Luca Marini (VR46) foi quarto classificado, ainda a menos de um décimo de Márquez, seguido de Álex Rins (Suzuki) e de Francesco Bagnaia (Ducati). Miguel Oliveira (KTM) fez o suficiente para terminar em sétimo, batendo Franco Morbidelli (Yamaha), Enea Bastianini (Gresini) e Jorge Martín (Ducati).
Oliveira mostrou-se competitivo nos primeiros instantes da sessão, fazendo algumas voltas que o iam mantendo dentro do top-10, até sofrer uma queda, ainda a 35 minutos do final da sessão. A partir daí, o português foi acumulando voltas sem voltar a entrar nos dez primeiros até chegar ao time attack, com a sua última volta a ser suficiente para o deixar em sétimo.
Esta sessão foi totalmente disputada em piso seco, com possibilidade forte de chuva para as segundas sessões de treinos livres, o que diz muito da importância desta primeira sessão. Nesse sentido, Aleix Espargaró poderá ter de disputar a Q1 (se também se confirmar a chuva amanhã de manhã), uma vez que terminou em 16.º, um lugar à frente do colega de equipa Maverick Viñales.
A segunda sessão de treinos livres de MotoGP tem início agendado para as 9h05.