MotoGP: Sete vencedores diferentes em época de loucos

Por a 6 Setembro 2016 09:12

Para além das excelentes corridas que temos assistido, a temporada de 2016 do MotoGP tem sido fértil em algumas surpresas. Desde logo o facto de duas equipas independentes, a Marc VDS e a LCR Honda, terem chegado ao lugar mais alto do pódio, o que vem contrariar uma tendência dos últimos anos, onde os privados têm sucumbido perante o natural domínio das equipas de fábrica.

Por outro lado, esta época tem sido marcada pela alternância dos pilotos que conquistam as corridas. Em 12 Grandes Prémios já realizados tivemos sete vencedores diferentes – Jorge Lorenzo, Valentino Rossi, Jack Miller, Marc Marquez, Andrea Iannone, Cal Crutchlow e Maverick Viñales – sendo que nas últimas sete provas ninguém bisou e foi precisamente esta a ordem dos vencedores. Apenas Marc Márquez, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo já cruzaram a linha de meta em primeiro por mais do que uma vez em 2016.

Esta estatística ganha ainda contornos mais especiais, pois destes sete pilotos, quatro estrearam-se a ganhar na classe rainha: Jack Miller, Andrea Iannone, Cal Crutchlow e mais recentemente Maverick Viñales.

Um cenário que atesta bem a competitividade deste campeonato e que pode estar a marcar o aparecimento de novos pilotos que pretendem ganhar o seu lugar ao sol no mais competitivo campeonato de motos do mundo. Para encontrarmos uma situação semelhante temos de recuar ao período temporal entre o GP de Imola de 1999 e o GP da África do Sul de 2000. Àlex Crivillé, Régis Laconi, Tadayuki Okada, Max Biaggi, Norifume Abe, Kenny Roberts Jr.,e Garry McCoy foram os autores desta proeza.

Existe ainda outro facto curioso que é o  da atual série ter sido repartida por quatro marcas diferentes (Honda, Yamaha, Ducati e Suzuki). A última época em que estes quatro construtores tinham ganho pelo menos corrida foi em 2007.

author avatar
Alexandre Melo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x