MotoGP, San Marino: Queda custa potencial top-10 a Miguel Oliveira
Duas sessões de treinos livres bastante diferentes acabaram por colocar Miguel Oliveira no 12.º lugar da tabela combinada no final do primeiro dia do Grande Prémio de San Marino. Se no primeiro treino o português acabou bastante longe dos primeiros lugares, no segundo já ficou a lamentar uma queda que o podia ter deixado entre os dez primeiros.
O português teve três saídas para a pista na sessão da manhã, tendo efetuado a sua melhor volta na primeira saída (oitava volta), em 1:33.636 minutos, com o pneu médio à frente e atrás. Contudo, esse registo não foi melhorado até ao final da sessão, o que lhe valeu apenas o 18.º tempo, a 1.323 segundos de Fabio Quartararo. O melhor KTM foi Brad Binder, que subiu à 12.ª posição perto do final, com 1:33.207.
Os sinais foram mais animadores à tarde. O português cumpriu a sua melhor volta na segunda de três saídas para a pista (14.ª volta no geral), com uma volta que o colocou no terceiro lugar na altura. E o piloto da KTM foi permanecendo dentro do top-10 até aos instantes finais. Só que, já na sua terceira saída para a pista, e quando faltavam cerca de três minutos e meio para o final da sessão, Oliveira caiu, tendo de ficar a ver de fora enquanto todos os outros pilotos melhoravam. O facto de ter terminado em 12.º, a apenas 88 milésimos do tempo de Franco Morbidelli, décimo classificado, mostra que esta foi uma oportunidade perdida por Oliveira para terminar o dia no top-10.
Os pilotos ainda terão mais uma chance para conseguirem o acesso direto à Q2, quando disputarem a terceira sessão de treinos livres, às 8h55 de amanhã. Resta saber se a chuva não terá influência…