MotoGP: Regresso ao passado da Honda
Honda celebra meio século desde que entrou pela primeira vez na categoria rainha do Mundial de Motociclismo, tendo aproveitado o GP do Japão para mostrar a sua primeira moto, a RC181, ao lado da atual RC213V.
Numa sessão fotográfica que contou com os atuais pilotos da equipa da asa dourada Marc Márquez e Dani Pedrosa, os dois pilotos espanhóis foram fotografados com a moto que conquistou o titulo para a Honda à meio século. .
A marca nipónica entrou pela primeira vez no Mundial de Motociclismo, em 1959, na classe de 125cc na Ilha de Man. Dois anos mais tarde, a Honda alcançou a sua primeira vitória, e o seu primeiro título do campeonato. Em 1966, Honda avançou para a classe rainha, a categoria 500cc.
A RC181 extremamente poderosa, alimentada por um motor 4 tempos, 4 válvulas DOHC, estreou-se na abertura do campeonato, o GP da Alemanha, alcançando então a sua primeira vitória com uma vantagem de 26 segundos.
Nesse ano a Honda conquistou o título de fabricantes, e contribuiu para a vitória da marca em todas as cinco categorias do Mundial (50cc, 125cc, 250cc, 350cc e 500cc).
Desde então, a marca nipónica ganhou 277 provas de 500cc e MotoGP. A RC181 é a moto que marca o primeiro passo da Honda para competir com grande sucesso na categoria rainha do Mundial de Motociclismo.