MotoGP, Portugal, T2: Jack ‘The Ripper’ Miller supreende favoritos
Numa casa de apostas, muito poucos colocariam Jack Miller como favorito a vencer a segunda sessão de treinos livres de MotoGP em Portimão, mas o australiano soube esperar pelo melhor certo para atacar e levar a KTM ao triunfo batendo as motos italianas de Viñales e Bagnaia.
Com apenas 10 minutos percorridos Alex Marquez continuava a liderar a longa sessão, Miguel Oliveira subia a P8 e Joan Mir – segundo na tabela de tempos – não evitava uma queda com a Repsol Honda. Quartararo, Viñales e Marini fechavam o top 5. Entretanto, as subidas de Zarco e Bagnaia aos dez primeiros, faziam Oliveira baixar a 11º com a RNF Aprilia #88.
A 46 minutos do final da segunda sessão de treinos livres, a Direção de Corrida mostrou a bandeira vermelha, interronpendo-se os treinos não devido a uma queda mas a um problema técnico, uma falha de energia no ciruito.
Nesta fase Fabio Quartararo era o mais rápido da sessão, na frente de Maverick Viñales (Aprilia), Pecco Bagnaia (Ducati), Jorge Martin (Pramac Ducati) e de Miguel Oliveira (RNF Aprilia). No entanto, nos tempos combinados com a primeira sessão, prevalecia por bater o melhor tempo de Alex Marquez, seguido por Joan Mir e Fabio Quartararo. Miguel Oliveira estava em 11º.
Reiniciada a sessão, a 31 minutos do final Maverick Viñales colocava a Aprilia na segunda posição. Atrás estavam Bagnaia, Mir e Marini a fechar os cinco primeiros. Jorge Martin estava em P6, à frente de Aleix Espargaró (P7) e Fabio Quartararo.
Reviravolta no líder absoluto a 22 minutos do final com Jorge Martin a colocar a Pramac Ducati no topo com uma volta de 1m38.370s. Atrás ficava Marc Marquez com a Repsol Honda, mas por pouco tempo, até ver o seu tempo batido pelo irmão Alex, com a Ducati da Gresini. Pouco depois seria Joan Mir a ficar no segundo lugar. Entretanto, Pecco Bagnaia (P8) quase caia na curva 15, Raul Fernadez ia à gravilha na curva 13 com a RNF Aprilia e uma nova bandeira vermelha era mostrada, desta vez devido a uma queda violenta de Pol Espagaró com a GasGas Tech3.
Miguel Oliveira também não conseguia evitar um high-side na curva 10 que o projetou para a gravilha na curva 10, felizmente sem consequências para o piloto de Almada.
Com 13 minutos por fazer e a sessão parada, Aleix Espargaró com a Aprilia de fábrica assumira a posição de líder com uma volta de 1m38.253, com Martin a 0.117s em P2, seguido por Mir, A. Marquez, Zarco e Viñales a fechar os seis primeiros. M. Marquez, Marini, Bagnaia e Quartararo fechavam o top 10, com Miguel Oliveira em P13 atrás de Bezzechi e Binder.
Nesta altura, o estado de Pol Espagaró parecia inspirar alguns cuidados, com o médico do circuito a permanecer durante muito tempo ao lado do espanhol que, apesar de tudo, estava consciente.
Reiniciada a sessão, ainda antes dos cinco minutos finais, o campeão mundial Bagnaia foi o primeiro a descer ao segundo 37, estabelecendo-se como líder com uma volta-canhão à Montanha Russa de 1m37.856s, tempo que seria rebaixado, primeiro por Maverick Viñales e depois por um surpreendente Jack Miller para 1m37.709s. Entre as motos japonesas, Fabio Quartararo (P6) vinha no último minuto com Marc Marquez (P14) à ‘boleia’, mas o espanhol acabaria na gravilha.
Vencedor da sessão, Jack Miller acabava por ser a grande surpresa da tarde, levando a RC16 ao topo. Viñales e Bagnaia fechavam as contas dos três primeiros, ficando assim o ‘pódio’ entregue a três diferentes fabricantes: KTM, Aprilia e Ducati. Miguel Oliveira terminou distante do top 10.
O terceiro treino livre (FP3) da classe MotoGP está marcado para amanhã, a partir das 10h10.
1. Miller, KTM, 1:37,709 min
2. Viñales, Aprilia, + 0,037 sec
3. Bagnaia, Ducati, + 0,147
4. Marini, Ducati, + 0,190
5. Martin, Ducati, + 0,282
6. Quartararo, Yamaha, + 0,306
7. Zarco, Ducati, + 0,403
8. Bezzecchi, Ducati, + 0,449
9. Aleix Espargaró, Aprilia, + 0,544
10. Bastianini, Ducati, + 0,547
11. Alex Márquez, Ducati, + 0,676
12. Mir, Honda
13. Rins, Honda
14. Marc Márquez, Honda
15. Nakagami, Honda
16. Augusto Fernández, GASGAS
17. Raúl Fernández, Aprilia
18. Brad Binder, KTM
19. Oliveira, Aprilia
20. Morbidelli, Yamaha
21. Di Giannantonio, Ducati
22. Pol Espargaró, GASGAS