MotoGP – Ponto de situação do mercado de pilotos para 2025

Por a 19 Abril 2024 17:00

Com a época de 2024 a decorrer, os pilotos procuram ter os melhores resultados possíveis em pista, mas também querem ter o seu futuro resolvido, com as equipas à procura das soluções mais fortes para 2025. Com muitos contratos a terminar no final do ano, vamos fazer um ponto de situação do mercado de pilotos do próximo ano.

Brad Binder foi o primeiro a assegurar a sua continuidade na KTM para as próximas épocas, tendo contrato até 2026, tal como Francesco Bagnaia, que renovou pelo mesmo período de tempo com a Ducati. De resto, a Ducati também já anunciou que Fermín Aldeguer se vai juntar à classe principal no próximo ano, em princípio para a Pramac. Fabio Quartararo também já se comprometeu por mais dois anos com a Yamaha, enquanto Johann Zarco e Luca Marini estão garantidos na LCR e na Repsol Honda, respetivamente, para o próximo ano.

De resto, uma das grandes dúvidas é perceber quem será o colega de equipa de Bagnaia na Ducati de fábrica. Enea Bastianini ocupa atualmente esse lugar e o italiano terá de o discutir com Jorge Martín, que já deixou claro que quer estar numa equipa de fábrica em 2025, mesmo que essa equipa não seja a Ducati. Depois, também há Marc Márquez, com o 93 a ter um contrato de apenas um ano com a Gresini. Continuando com as equipas da Ducati, Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio deverão tentar perceber qual a equipa que vai ‘albergar’ a VR46 no próximo ano antes de decidirem o futuro, faltando também saber onde vão estar Franco Morbidelli e Álex Márquez.

Na Aprilia, a principal dúvida é perceber se Aleix Espargaró pretende continuar no MotoGP para lá desta temporada, com o espanhol já com 34 anos (é o piloto mais velho da atual grelha) e a ter já dito que a decisão está nas suas mãos. Maverick Viñales também pretende assegurar um contrato para 2025, mas as prestações mais recentes devem ajudar a sua causa. Na Trackhouse, tanto Miguel Oliveira como Raúl Fernández não têm a continuidade assegurada, mais ainda quando o norte-americano Joe Roberts anda a ter boas prestações no Moto2.

Na KTM, com a continuidade de Binder já garantida, a situação parece estar numa luta a dois entre Jack Miller e Pedro Acosta para ver quem é o parceiro do sul-africano, com o espanhol a surpreender nos seus primeiros tempos na classe rainha. Na GASGAS, Augusto Fernández também tem o futuro indefinido.

A Yamaha já tem Fabio Quartararo garantido até 2026, com Álex Rins a ter apenas um acordo de um ano para já. De resto, a Yamaha não tem equipa independente desde 2022, mas anda à procura de uma, com a VR46 e a Pramac a serem avançadas como hipóteses.

Por fim, na Honda, Luca Marini e Johann Zarco têm contrato para continuar em 2025, com Takaaki Nakagami e Joan Mir com o futuro por resolver nos próximos meses.

author avatar
Bernardo Figueiredo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x