MotoGP: Plano de contingência montado caso chova
Perante a ameaça de chuva durante o Grande Prémio do Qatar, primeira prova da temporada de 2017, os organizadores do evento têm previsto um plano de contingência para o caso da chuva marcar mesmo presença.
Desta forma caso chova depois da primeira sessão de treinos livres do MotoGP, marcada para as 16h55 hora de Portugal Continental, será realizada ainda hoje uma sessão extra para a classe rainha que terá a duração de 30 minutos e que terá início às 19h35, hora de Portugal Continental, o que significa que será a seguir às segundas sessões de treinos livres de Moto2 e Moto3. Isto porque no programa do dia de hoje os pilotos de MotoGP têm apenas pela frente uma sessão de treinos livres ao contrário das categorias de Moto2 e Moto3. Caso essa sessão extra seja realizada em seguida os pilotos estarão reunidos com a Comissão de Segurança do MotoGP de modo a decidir como será o programa para o resto do fim de semana.
Recorde-se que pela primeira vez desde que está no Mundial a Michelin, fornecedor exclusivo de pneus para a classe rainha, trouxe para a pista de Losail pneus de chuva. Já a Dunlop, fornecedora pneus para o Moto2 e Moto3, como não poderia deixar de ser trouxe também para Losail compostos de chuva, que apenas chegaram esta manhã ao Qatar.
Durante o fim de semana os pilotos de MotoGP terão à sua disposição cinco pneus de chuva dianteiros e seis para a traseira, números estabelecidos sem contar com a hipotética sessão de treinos livres extra. Já os homens de Moto2 e Moto3 podem utilizar três jogos de pneus de chuva.