MotoGP, Pit Beirer (KTM): “O MotoGP está a cometer os mesmos erros da F1 há dez anos atrás”

Por a 26 Julho 2023 22:12

Ficam quase sempre no ‘segredo dos deuses’, as conversas que a IRTA (Associação das equipas de MotoGP) e os seus associados mantêm com a entidade gestora do campeonato do mundo, a Dorna. Mas o certo é que nessas reuniões há muitos insatisfeitos com as regras atuais… um deles é Pit Beirer. Tal como Casey Stoner, o chefe da equipa KTM, também manifestou numa recente entrevista o seu desagrado com alguns aspetos do MotoGP, nomeadamente a presença da aerodinâmica nas motos.

Num passado recente, as motos da categoria rainha transformaram-se com a chegada da aerodinâmica. Nesse aspecto, a Ducati abriu caminho e as outras foram-se juntando aos poucos ao fabricante de Bolonha. E não só as motos mudaram, mas também o espetáculo em pista.

Pit Beirer, chefe da equipa KTM, admitiu ao site espanhol marca.com: “Não quero reclamar do facto da aerodinâmica ser má para o nosso desporto. Só precisamos melhorar nessa área e estamos a trabalhar nisso. É um assunto que vai ficar connosco por muito tempo porque estamos a investir muito dinheiro e não podemos deixar a emoção do espectáculo diminuir. Simplesmente não entendo por que este nosso grande desporto está a cometer os erros que cometeu a F1 dez anos atrás.”

Casey Stoner tem sido muito crítico com as tecnologias introduzidas no MotoGP, nomeadamente ao nível da aerodinâmica. Mas não é só Stoner que pensa assim…

“Das minhas conversas com o Massimo Rivola deduzo que ele também tem as mesmas preocupações e eles veem este problema da mesma forma que nós na KTM, apesar da Aprilia ter uma moto muito competitiva com um excelente pacote aerodinâmico”.

“As motos agora são carros de Fórmula 1 sobre duas rodas”

Segundo Beirer, esta é a base das poucas ultrapassagens e das corridas talvez mais enfadonhas às vezes, e concluiu citando novamente as quatro rodas.

“A F1 saiu dessa estrada justamente por isso. Acho que as regras foram alteradas para ajudar os fabricantes europeus com a sua aerodinâmica. De facto, há alguns anos foi decidido banir todos os auxílios aerodinâmicos, mas de repente esse plano foi cancelado. É por isso que a Suzuki deixou o MotoGP e estou preocupado que a Honda e a Yamaha também possam sair porque o que temos agora não é o que eles se comprometeram. As motos agora são carros de Fórmula 1 sobre duas rodas”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x