MotoGP, Paolo Bonora: “Não atingimos os objetivos que estabelecemos”
A Aprilia teve um ano de altos e baixos no MotoGP em 2023, mas Paolo Bonora não faz um balanço positivo. O italiano destaca as vitórias em Barcelona e Silverstone, mas lamenta a segunda metade da época, comentando também a prestação da equipa-satélite.
“Para ser honesto, não foi um grande ano para nós, talvez porque tenhamos começado a época com expetativas demasiado altas. Não atingimos os objetivos que estabelecemos, apesar das boas corridas de Barcelona e Silverstone, não conseguimos muitos pontos na segunda parte da época. Desperdiçámos muitas boas situações, mas sabemos que temos o nosso ponto mais fraco num determinado traçado. Por exemplo, Barcelona e Silverstone têm curvas rápidas, mas temos de melhorar a moto nas zonas fortes de travagem, temos de melhorar aí em comparação com os nossos competidores. O Aleix fez uma grande primeira parte de época, uma grande corrida em Barcelona, tal como o Maverick, e conseguimos outro primeiro lugar em Silverstone. Na segunda parte, provavelmente não afinámos a moto para as novas condições que encontrámos. Estamos felizes com os pilotos, mas temos de ser mais consistentes e rápidos para lhes dar a confiança que precisam”, disse.
“Ele [Viñales] melhorou muito, consegue ser muito mais consistente nos arranques. No MotoGP, é preciso estar nas primeiras posições na primeira curva para ter um bom resultado. Os seus comentários foram muito úteis para a Aprilia. Ele é diferente do Aleix, mas sabemos onde precisa de melhorar. Estamos felizes por ter a equipa privada connosco, foi uma ajuda desde o início, podemos perceber melhor o comportamento da moto, mas tivemos demasiadas lesões do lado do Oliveira e isso afetou muito a sua época. É um grande talento com grande potencial, mas não mostrou a toda a gente o que pode fazer com a nossa moto, esperemos que tenha mais sorte no próximo ano. Gostámos da melhoria do Raúl, sobretudo na segunda parte da época, ele é um piloto que trava tarde e podemos aprender muito com ele”, referiu.