MotoGP, O que acham os pilotos da decisão de passar a corrida principal para sábado?
Devido às condições atmosféricas previstas para domingo na Austrália, foi decidido antecipar a corrida principal para sábado, com o sprint a disputar-se no último dia, caso seja possível. Alguns pilotos reagiram a esta decisão, com algumas opiniões diferentes.
Pol Espargaró: “Muda completamente, sábado já é um dia stressante e vai ser ainda mais com a corrida principal em vez do sprint, também vai ser mais duro fisicamente. Mas é isso que vamos ter, temos de tirar vantagem do tempo que vamos ter amanhã, em comparação com o que vem domingo. As pessoas merecem um bom espetáculo, as condições de hoje e de amanhã são quentes e vai ser bom correr amanhã, não interessa se é sábado ou domingo”
Marc Márquez: “Sim, concordamos e vamos seguir aquilo que a direção de corrida e o campeonato querem fazer”
Marco Bezzecchi: “Para mim, é melhor. Fazer qualificação, sprint e outro dia para a corrida, para mim é melhor fazer a corrida longa antes porque é melhor e vou estar mais em forma fisicamente. No domingo, para o sprint, posso gerir melhor”
Miguel Oliveira: “Basicamente, há mais a perder. Se não estivesses no ponto, podias ver a sprint como uma FP4 e testar algumas coisas em simulação de corrida, mas agora amanhã é a sério e temos de estar preparados e de encontrar uma solução em breve”
Johann Zarco: “Teria mudado mais se não tivéssemos feito muitos sprints ao sábado. Se estivéssemos habituados a fazer só a corrida ao domingo, seria uma grande mudança. Não vai ser muito diferente, só vai ser mais longo”
Joan Mir: “Para mim, faz grande diferença. Se a meteorologia estiver certa, provavelmente não vamos correr no domingo. Tentar adaptar o calendário a isto é algo com que eu concordo, acho que tomaram a decisão certa. Amanhã o tempo deve estar estável, vamos ver”
Fabio Di Giannantonio: “Concordo com a decisão, parece que no domingo vai estar muito vento e acho que é normal fazer a corrida amanhã. Para mim, vai ser bom, sinto-me bem com a moto e pronto para correr”
Takaaki Nakagami: “Amanhã temos a corrida longa, e, se tudo correr bem, domingo temos o sprint e trocamos o calendário. Mas não faz grande diferença, é só a distância. A sessão da manhã antes da qualificação vai ser importante, vamos testar algumas melhorias na moto e depois preparar a qualificação e a corrida. Não muda muito, mas temos de melhorar a moto”