MotoGP – Miguel Praia: “Os estreantes vão ‘picar’ os pilotos estabelecidos no Mundial”
Depois de em 2016 Tito Rabat, Alex Lowes e Javi Forés terem efetuado a sua estreia em MotoGP a temporada de 2017 terá quatro pilotos que farão a sua estreia entre os maiores do Mundial. O bicampeão do mundo de Moto2, Johann Zarco, bem como Álex Rins, Jonas Folger e o irreverente Sam Lowes.
Uma casta de qualidade ou não fossem quatro dos pilotos mais rápidos o ano passado em Moto2 e que segundo o comentador da SportTV, Miguel Praia, podem vir a fazer uma gracinha durante os 18 Grandes Prémios que perfazem o calendário da época. “Na pré-temporada não foi coincidência o factos dos pilotos da Tech 3, Johann Zarco e Jonas Folger, terem sido os mais rápidos. Para já porque a Yamaha é a moto mais fácil do plantel. É uma máquina que da forma como está estruturada facilita mais a transição do Moto2 para o MotoGP. Estamos a falar de uma moto fácil de pilotar e muito estável. Quem vem da categoria intermédia do Mundial acaba por ter nas mãos a melhor moto para evoluir. Isso está à vista apesar de achar que ambos estão a fazer um excelente trabalho e que numa ou outra prova podem obter um pódio. O mesmo pode acontecer com Álex Rins, que no último teste de Phillip Island esteve muito bem. A Suzuki também é uma moto muito ágil e fácil de pilotar.”
Praia considera mesmo que os estreantes da classe de 2017 “vão animar muito o campeonato. Estamos a falar de pilotos que vão no fundo ‘picar’ alguns dos pilotos que têm raízes no MotoGP há alguns anos como são o caso de Cal Crutchlow ou Álvaro Bautista”.