MotoGP, Miguel Oliveira falha passagem direta à Q2 em Portimão
Miguel Oliveira terminou a sessão de treinos do Grande Prémio de Portugal de MotoGP no 17.º lugar, o que faz com que o luso tenha de passar pela Q1 amanhã, depois de falhar o top-10 no dia de hoje.
O português começou o dia na primeira sessão de treinos livres, que concluiu na oitava posição. Com condições de pista longe das ideais (com alguma sujidade proveniente da poeira vinda do Norte de África), os tempos desta sessão não foram os mais rápidos, com Marc Márquez a fazer a melhor volta em 1:40.484 minutos. Oliveira concluiu a 623 milésimos do espanhol, tendo passado a maior parte da sessão entre os dez primeiros.
Na segunda sessão, aquela que servia para determinar quem passava de forma direta à Q2, o cenário alterou-se. O luso não pareceu ter ritmo para ocupar as mesmas posições que ocupou no primeiro treino livre e a situação não se alterou na hora do time attack. O luso teve uma chance para melhorar, na última tentativa, depois de bandeiras amarelas por quedas de vários pilotos, mas perdeu muito tempo no último setor e terminou a sessão no 17.º lugar, com a sua melhor volta em 1:39.048 minutos, a 991 milésimos do mais rápido, Enea Bastianini. De resto, Miguel fez exatamente o mesmo tempo do seu colega de equipa Raúl Fernández, 18.º, que também vai passar pela Q1. O Falcão vai procurar amanhã ser um dos dois mais rápidos da Q1, de modo a passar à fase derradeira da qualificação.