MotoGP: Maverick Viñales imparável em Losail
Estão concluídos os testes de pré-época do MotoGP. Nos últimos três dias o palco de abertura do Mundial dentro de 15 dias, o circuito de Losail (Qatar), acolheu os últimos ensaios da pré-época que tiveram o mesmo dominador dos testes anteriormente realizados em Valência, Sepang e Phillip Island.
Maverick Viñales foi o homem mais rápido em pista no final dos três dias com o tempo canhão de 1m54.330s, que foi obtido hoje. O novo recruta da Yamaha, que tem sido veloz desde o primeiro momento aos comandos da M1, bateu por 0.125s o seu melhor tempo obtido ontem e por 0.213s a pole de Jorge Lorenzo referente ao ano passado, então com uma Yamaha em mãos. Mais uma extraordinária exibição do piloto espanhol, que perfila-se como o principal candidato à vitória no primeiro Grande Prémio da temporada.
No segundo posto ficou Andrea Dovizioso, que havia sido o mais veloz no primeiro dia de trabalho. Aproveitando o tradicional bom desempenho da Ducati na pista de Losail, Dovizioso foi apenas 71 milésimos mais lento do que Maverick Viñales. Dani Pedrosa foi terceiro e o melhor representante da Honda nos testes do Qatar. O piloto espanhol foi 0.139s mais lento do que Viñales.
Seguiu-se Jorge Lorenzo, que depois de ter sentido algumas dificuldades nos dias anteriores, hoje chegou a liderar a sessão, testou a nova carenagem da Ducati e rodou quatro milésimos abaixo do tempo da sua pole em 2016. Sinais encorajadores para o início de época do piloto espanhol nesta sua nova aventura.
Aos comandos de uma Ducati Desmosedici GP16, Álvaro Bautista foi o quinto piloto mais rápido no final dos testes, o melhor privado, e confirmou as boas indicações, que já tinha deixado nomeadamente nos ensaios de Sepang. Contudo o piloto da Aspar Team não evitou uma queda durante o dia. Valentino Rossi ficou com o sexto melhor tempo nuns testes marcados por altos e baixos por parte do experiente italiano, que neste derradeiro dia foi apenas 11º e dos poucos que de ontem para hoje não melhorou a sua marca.
Scott Redding surpreendeu e foi o sétimo na folha de tempos, enquanto Jonas Folger ostentou a melhor marca entre os estreantes. O piloto alemão adaptou-se muito bem ao circuito de Losail aos comandos de um protótipo de MotoGP e rodou sempre entre os mais velozes. Já Cal Crutchlow, que durante os últimos dois dias foi o mais forte representante da Honda, não obstante ser um piloto privado, esteve mais discreto e ficou com a 9º tempo.
Quanto ao atual campeão do mundo, Marc Márquez, foi apenas o 11º parecendo nunca ter nestes três dias como principal preocupação obter um tempo de registo, mas sim em acumular quilómetros e informação sobre a nova RC213V. Hoje o piloto espanhol, que não evitou duas quedas sem consequências no primeiro dia, testou uma nova carenagem na sua máquina.
Nota ainda para a Suzuki, que ao contrário das boas indicações que deixou em Sepang e Phillip Island, nos testes de Losail esteve sempre longe dos primeiros lugares, o que pode fazer soar alguns alarmes junto dos técnicos de Hamamatsu agora que a nova época está prestes a começar. Já a KTM figurou sempre na parte final da tabela de tempos, numa fase em que o piloto de testes Mika Kallio, e os titulares, Pol Espargaró e Bradley Smith, procuram tornar a RC16 competitiva.
Terminados os testes de pré-época, segue-se a primeira prova da temporada de 2017, o Grande Prémio do Qatar, que terá lugar entre 23 e 26 de março.
Venha a 1ª ronda que isto já abriu o apetite!