MotoGP, Maverick Viñales, 6º: “Temos potencial e podemos melhorar ainda mais”
“Estamos meio segundo mais rápidos aqui do que em 2022 e podemos melhorar ainda mais”, anuncia o piloto da Aprilia. Maverick Viñales define uma posição inicial na primeira linha como o objetivo da qualificação.
Após o sexto lugar nos treinos, Maverick Viñales estava cheio de autoconfiança na noite de sexta-feira: “Estou satisfeito, claro, temos uma clara tendência de alta, tenho o sentimento perfeito para a moto e não estamos muito atrás. Isso deixa-me confiante para sábado, porque estamos muito rápidos no ritmo de corrida e ainda há potencial para mais melhorias!”. Explicou.
“A moto melhorou, estou a rodar mais de meio segundo mais rápido aqui do que em 2022 e em velocidade de corrida. Na sexta-feira estávamos focados em ir direto para o Q2, no sábado o nosso objetivo é uma posição na primeira linha da grelha. Assim estaremos muito fortes na corrida de sprint”.
Questionado sobre os detalhes do potencial de melhoria, o quinto colocado no Mundial explicou.
“A inclinação é muito parecida com a da Argentina, só que as ondas no asfalto estavam na saída da curva, aqui estão na entrada de curva. Todas as motos tremem nessas ondas. Vamos tentar encontrar uma configuração que faça a moto parecer mais suave nessas ondas. Se isso não funcionar, tenho que ir rápido com o que tenho, tentar outras linhas e tirar o peso da moto colocando mais peso sobre as peseiras. Vamos ver se isso melhora, mas acho que ainda podemos melhorar muito.”
Por fim, o quinto classificado do campeonato do mundo deixou um recado ao organizador do Grande Prémio.
“O asfalto tem pouca aderência, duas curvas são muito, muito complicadas. A esta altura, deve estar claro que uma nova superfície é necessária aqui para 2024.”
TEMPOS APÓS T2 MOTOGP, AUSTIN
1 Martin, Ducati, 2:02.178 min
2 Bagnaia, Ducati, +0,063 seg
3 Rins, Honda, +0,217
4 Marini, Ducati, +0,238
5 Alex Márquez, Ducati, +0,504
6 Viñales, Aprilia, +0,539
7 Quartararo, Yamaha , +0.543
8 Brad Binder, KTM, +0.557
9 Aleix Espargaró, Aprilia, +0.587
10 Miller, KTM, +0.663