MotoGP: Marc Márquez arrasador em Phillip Island
Recém coroado campeão do Mundo, Marc Márquez, conquistou a sétima pole position do ano na qualificação do Grande Prémio da Austrália, em Phillip Island. Ao contrário dos treinos livres e apesar da previsão de chuva, esta não apareceu durante a qualificação pelo que os pilotos tiveram pela frente um asfalto a secar.
Nestas condições e com pneus slicks montados na sua Honda RC213V, sendo o primeiro a adoptar esta escolha, Marc Márquez imprimiu na segunda metade da sessão um ritmo diabólico que chegou por momentos a deixar o segundo classificado a uns impressionantes dois segundos. No final foi o tempo de 1m30.189s a dar a 65ª pole position da carreira a Márquez, que coloca o espanhol no topo da lista de pilotos com o maior números de poles no Mundial, desempatando com Valentino Rossi e Jorge Lorenzo.
Na segunda posição acabou por ficar Cal Crutchlow, que foi o melhor piloto satélite e demonstrou que em condições mistas é preciso contar sempre com ele. Proveniente da Q1, o britânico também assinou um bom conjunto de voltas rápidas, no entanto foi insuficiente para contrariar a superioridade de Márquez. No final os únicos pilotos a entrar no segundo 30 ficaram separados por 0,792s.
Pol Espargaró foi terceiro e realizou até ao momento a melhor qualificação do ano. Num dia difícil para a Yamaha, o piloto da satélite Tech 3 mais uma vez acabou por salvar a honra da marca de Iwata. Seguiu-se o seu irmão, Aleix Espargaró, que ficou já a quase um segundo e meio do tempo da pole position. A jogar em casa, Jack Miller foi quinto e brindou o público presente em Phillip Island com a sua melhor qualificação em MotoGP. Porém o piloto da Marc VDS ficou já a mais de um segundo de Marc Márquez.
Danilo Petrucci colocou a melhor Ducati no sexto posto e foi secundado por Nicky Hayden, que neste fim de semana está aos comandos da segunda Honda RC213V oficial. Nota ainda para o bom desempenho da Aprilia, que viu Stefan Bradl garantir o oitavo lugar.
Por última nota negativa novamente para o desempenho das duas Yamaha oficiais. Jorge Lorenzo foi obrigado pela segunda vez na sua carreira em MotoGP a passar pela Q1, onde garantiu o acesso ao Q2. Aí contudo o piloto espanhol nunca encontrou o seu melhor ritmo e não foi além de um modesto 12º lugar a uns incríveis 6,5s de Marc Márquez. Já Valentino Rossi falhou a passagem ao Q2 pela primeira vez esta época e irá partir da 15ª posição. Também na Q1 ficou Maverick Viñales, que quedou-se pelo 13º posto.
A corrida de MotoGP realiza-se amanhã e terá início às 6h00, hora de Portugal Continental.