MotoGP: KTM pela primeira vez no top 10
Depois de já ter marcado por mais do que uma vez presença na Q2, fase decisiva da qualificação, a KTM atingiu novo patamar de desenvolvimento da RC16 e da própria equipa de MotoGP no Grande Prémio da República Checa em Brno.
Isto porque pela primeira vez a formação de Mattighofen, estreante na classe rainha, terminou uma corrida no top 10, um objetivo que tinha sido delineado pela equipa liderada por Pit Beirer e Mike Leitner para o primeiro ano desta aventura. O autor da proeza foi Pol Espargaró, que viu a bandeira de xadrez num positivo nono lugar numa corrida atribulada para todos os pilotos, pois foi necessário trocar de moto devido ao facto da pista de Brno ter secado rapidamente, depois da chuva que caiu na corrida de Moto2.
A este resultado o piloto espanhol, que competiu com um capacete com uma pintura réplica do que era utilizado pelo malogrado Ángel Nieto, juntou ainda o facto de pela primeira vez a KTM ter pontuado em três provas consecutivas, cortesia também de Pol Espargaró.
Sinais positivos e que surgem em véspera do caseiro Grande Prémio da Áustria, naquele que será o grande momento da época para a KTM. O único senão acabou mesmo por ser o abandono de Bradley Smith, que não está a ter um ano fácil, com um problema técnico na RC16 a apenas uma volta do fim da contenda.