MotoGP: KTM mostra progressos
Com a entrada do Mundial no continente europeu eram esperadas melhorias no desempenho da KTM, pois já teve oportunidade em testar em alguns circuitos, aspecto ao qual se juntou o facto da estrutura de Mattighofen ter estreado no GP da Espanha na RC16 um motor ‘big bang’ em contraste com o propulsor do tipo ‘screamer’, que foi utilizado nas três primeiras rondas do ano. O ‘ramalhete’ ficou completo com a utilização da nova carenagem.
Apesar de ter pontuado no segundo Grande Prémio da temporada – primeiro sinal de evolução – os verdadeiros indicadores encorajadores foram visíveis nos treinos livres do GP de Espanha, quando Pol Espargaró conseguiu rodar pela primeira vez entre os 10 primeiros, demonstrando que a diferença para os rivais é cada vez menor. No entanto o desempenho na qualificação viria a ser mais discreto, enquanto na corrida apenas Bradley Smith pontuou ao ser 14º.
O melhor estava mesmo guardado para o último fim de semana no circuito de Bugatti-Le Mans. Depois de teram dado nas vistas com a pista molhada, Bradley Smith e Pol Espargaró, já com a pista seca, marcaram pela primeira vez presença na Q2, fase decisiva da qualificação, e para qual garantiram o acesso de forma directa. Os dois pilotos qualificaram-se na oitava e 10ª posições, o que abria boas perspectivas para a corrida.
Aí as coisas não correram tão bem, apesar de pela segunda vez esta época as duas motos da casa de Mattighofen terem pontuado numa corrida. Pol Espargaró, que deparou-se com problemas físicos, foi 12º e Bradley Smith, que prejudicou parte do seu resultado com um mau arranque, quedou-se pela 13ª posição.
Volvidos que estão cinco Grandes Prémios são claros os progressos, mas também é claro que a moto austríaca apesar da natural evolução, nomeadamente numa volta lançada, ainda não consegue ser suficientemente consistente ao nível do seu desempenho em corrida. Tudo a seu tempo no entanto a RC16 parece mesmo ser uma moto bem nascida fazendo jus à reputação da KTM, que nunca entra em competição para ‘ver navios’….