MotoGP: Jorge Lorenzo e a importância do travão traseiro na Ducati
A mudança de Jorge Lorenzo da Yamaha, onde passou as últimas nove épocas, para a Ducati obrigou de forma natural o piloto espanhol a alterar o seu estilo de pilotagem para que seja possível uma adaptação à especial Desmosedici GP17, situação que leva o seu tempo.
Um dos aspectos que o tricampeão do mundo de MotoGP foi forçado a habituar-se é a utilização do travão traseiro, técnica a que só agora está a ficar perfeitamente adaptado e que segundo o maiorquino tem se refletido na melhoria dos seus resultados como espelha o terceiro lugar obtido no Grande Prémio de Espanha, em Jerez.
“Comecei a utilizar o travão traseiro no Qatar, pois não estava habituado. Iniciei a sua utilização porque não tinha tempo de parar a moto. Ao utilizar o travão traseiro consigo parar melhor a moto e assim entro de forma mais fluída nas curvas, conseguindo mesmo derrapar um pouco a moto. Com a Yamaha nunca precisei de utilizar o travão traseiro em especial no momento da travagem. Estou a melhorar e mais tarde ou mais cedo será natural para mim pilotar desta forma”, explicou Jorge Lorenzo.