MotoGP: A ironia da ordem de equipa
‘Suggested Mapping 8’ foi a mensagem que em plena transmissão televisiva do GP da Malásia ficámos a saber que o líder Jorge Lorenzo recebeu no painel de instrumentos da sua moto e que não restam dúvidas que representou uma ordem de equipa para o espanhol deixar passar o colega Andrea Dovizioso, que vinha no segundo lugar e acabou por garantir o triunfo em Sepang.
No entanto o irónico no meio disto tudo é que Dovizioso não ascendeu ao comando da corrida pela ordem de equipa que surgiu a seis voltas do fim da corrida malaia, mas sim pelo ‘susto’ que mais à frente Lorenzo apanhou na última curva do circuito de Sepang e fez em definitivo perder o comando da prova. No fundo acabou por inadvertidamente juntar-se o útil ao agradável com coisas das corridas que ninguém pode controlar mesmo quando se tenta controlar tudo ao máximo como é o caso.
A pergunta que se coloca é o que teria acontecido se Jorge Lorenzo não tivesse ido quase ao chão e continuasse no primeiro posto. Como nestes casos regra geral impera a ‘disciplina de voto’ mais à frente o maiorquino iria ceder a posição ao seu colega de equipa. Basta ver as declarações do espanhol e dos responsáveis da Ducati depois do final da corrida e o próprio comportamento Lorenzo após perder o comando, onde não mais incomodou Andrea Dovizioso fazendo ‘guarda de honra’ a este.