MotoGP, Indonésia, Treino: Espargaró e Aprilia dominam, Oliveira sétimo, Bagnaia na Q1
Aleix Espargaró (Aprilia) foi o piloto mais rápido da sessão de treinos do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP. O espanhol fez a sua melhor volta em 1:30.474 minutos (novo recorde do circuito), batendo Maverick Viñales (Aprilia) por 154 milésimos, com Marco Bezzecchi (VR46) em terceiro, a 170 milésimos.
A Aprilia já tinha dado bons indicadores na primeira sessão, com Viñales e Espargaró a ficarem imediatamente atrás do líder Jorge Martín, acabando agora a sessão mais importante do dia em primeiro e em segundo. De resto, todos os construtores têm pelo menos uma moto nos dez primeiros, algo que não acontece assim com tanta frequência, embora não deixe de haver surpresas, sendo que a maior delas até seja talvez o tempo de Bezzecchi, que começou esta semana a ser operado à clavícula, até sofreu uma queda na primeira sessão do dia, mas acabou o dia no terceiro lugar.
Brad Binder colocou a KTM no quarto lugar, com a marca austríaca a ter uma sessão acidentada, com quedas para ambos os seus pilotos, mas ambos conseguiram terminar no top-10. Jorge Martín, mais rápido na sessão da manhã, foi quinto aqui, exatamente a quatro décimos de Espargaró, com Marc Márquez em sexto e também diretamente na Q2.
Miguel Oliveira também conseguiu passar diretamente à segunda fase de qualificação, ao fazer o sétimo melhor tempo neste treino. O luso, que tinha sofrido uma pequena queda de manhã, esteve à porta do top-10 durante a maior parte da sessão, antes do time attack, onde subiu inicialmente para oitavo, antes de voltar a ser empurrado para baixo. Contudo, na sua última volta, o luso conseguiu subir para sétimo, com 1:31.199 minutos, ficando a 725 milésimos de Aleix Espargaró. Fabio Di Giannantonio, na única Gresini que resta neste fim de semana, Jack Miller, na segunda KTM, e Fabio Quartararo, na Yamaha, também passam diretamente à Q2.
O mesmo não pode dizer Francesco Bagnaia, com o campeão do mundo a ter de passar pela Q1 amanhã, onde terá de ser um dos dois mais rápidos para não complicar muito o seu fim de semana. O italiano estava fora do top-10 antes da sua última volta e cometeu um erro nessa derradeira tentativa (Joan Mir, que vinha a seguir o campeão do mundo, também caiu atrás dele), com Bagnaia a terminar a 1.161 segundos de Espargaró.
A segunda sessão de treinos livres de MotoGP tem início agendado para amanhã às 3h10.