MotoGP: Honda conquistou ‘triplete’ histórico
Pela primeira vez a Honda conseguiu alcançar os títulos mundiais de pilotos em MotoGP, MXGP e no Mundial de Trial. Marc Márquez, o supreendente Tim Gajser e Toni Bou foram os homens que permitiram à insígnia da asa dourada ter um ano de sonho e onde consagrou mais uma vez o seu estatuto como grande construtor no que diz respeito à competição de duas rodas.
No caso do MXGP o título de Tim Gajser colocou um ponto final num jejum que já durava desde 1994, então com Marcus Hansson a ficar no lugar mais alto do pódio. Curiosamente nestas três disciplinas tão diferentes foi no motocross que a Honda chegou ao primeiro título mundial em 1979 por intermédio de Graham Noyce. Três anos depois Eddy Lejeune sagrou-se campeão do Mundo de trial e em 1983 foi a vez de Freddie Spencer levor a melhor no Mundial de 500cc completando assim o pleno para a Honda.
Desde então até ao dias de hoje a Honda já conquistou 18 títulos de velocidade, 14 de motocross e 19 de trial. Grandes estatísticas que não encontram paralelo em mais nenhum construtor.