MotoGP: Estatísticas da vitória de Andrea Dovizioso no Japão
A vitória do piloto da Ducati no Grande Prémio do Japão permitiu ao italiano aproximar-se do líder do campeonato, Marc Márquez, e assim manter vivas as esperanças de conquistar o primeiro título mundial na classe rainha, agora que faltam três provas para a conclusão da época.
No entanto o triunfo de Andrea Dovizioso em Motegi ficou também marcado por alguns interessantes factos estatísticos.
– Foi o 41º pódio na classe rainha e está apenas a um de igualar Loris Capirossi.
– Sétima vitória em MotoGP o que permite igualar o número de triunfos de Loris Capirossi. Caso vença este fim desemana, em Phillip Island, iguala Sete Gibernau.
– A vitória em Motegi chega oito anos e 81 dias depois da primeira conquista em MotoGP, que ocorreu em Donington Park no Grande Prémio da Grã-Bretanha. Isto faz com que ultrapasse Mick Doohan na lista de pilotos com maior espaço temporal entre vitórias na classe maior. O primeiro é Valentino Rossi com o registo de 16 anos e 351 dias.
– Dovizioso bateu Márquez por 0.249s naquela que foi a quarta vez nas últimos cinco provas que a diferença entre os dois primeiros foi inferior a um segundo. ‘Dovi’ é até ao momento o único piloto em MotoGP que conseguiu suplantar Marc Márquez após este entrar na última volta no primeiro posto.
-O piloto da Ducati juntou-se a Valentino Rossi, Marc Márquez, Casey Stoner, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa na lista de pilotos que conseguiram cinco ou mais triunfos numa temporada desde que foi introduzida a categoria de MotoGP.