MotoGP: Diretor de corrida contra sistema livre de comunicação entre equipas e pilotos
Nos últimos meses levantou-se a questão de introduzir um sistema livre de comunicação entre pilotos e equipas com mensagens através do painel de instrumentos das motos. Contudo o diretor de corrida do MotoGP, Mike Webb, considera que estas mensagens apenas deveriam ser utilizadas para efeitos de segurança opondo-se assim à ideia de uma sistema livre de comunicação entre pilotos e equipas.
‘Tenho algumas reservas quanto à livre transmissão de mensagens entre equipas e pilotos através do painel de instrumentos da moto. Gostaria de manter o espírito de que uma corrida de motociclismo é de sprint, onde o piloto está sozinho com a moto em pista e toma as suas próprias decisões. Esta situação é o oposto do que acontece por exemplo na Fórmula 1 onde existe um staff que toma as decisões pelos pilotos”, entende Mike Webb.
Apesar desta opinião Webb defende a utilização de um sistema de mensagens que permita “melhorar a segurança. Este sistema que pretendemos implementar consiste no aparecimento de uma mensagem muito curta no painel de instrumentos da cada moto, sendo que esta deve ser clara e sucinta. Nesta fase a nossa proposta passa por transmitir entre cinco a seis mensagens, que devem ser definidas pela nossa equipa. As informações estarão relacionadas por exemplo com as condições meteorológicas ou quando um piloto precisa de ir às boxes”.
Já sobre a implementação deste sistema limitado de mensagens entre pilotos e equipas tudo depende da aprovação desta medida por parte de todas as equipas, um consenso que tem sido difícil de alcançar. Pronto a utilizar já em 2017 está o sistema segundo Mike Webb,