MotoGP, Corrida sprint de Miguel Oliveira terminada na primeira volta
Miguel Oliveira estava a ter um segundo dia relativamente sólido na Áustria, mas o azar voltou a bater-lhe à porta na corrida sprint. Tendo alcançado o oitavo lugar em qualificação, o luso não pôde ir além da primeira volta na corrida, tendo estado envolvido numa confusão que também apanhou outros pilotos.
Miguel Oliveira começou o dia na segunda sessão de treinos livres, depois de ontem ter assegurado diretamente um lugar na Q2, fruto do seu décimo lugar na sessão de treinos de sexta-feira. No sábado de manhã, numa sessão que só servia para os pilotos continuarem a testar as motos para as restantes sessões do fim de semana, Oliveira terminou em 11.º, com o seu melhor tempo em 130.177 minutos, na sexta das 17 voltas que efetuou ao Red Bull Ring. O Falcão terminou a 364 milésimos do seu antigo colega de equipa Brad Binder, líder da sessão.
Na qualificação, o luso tinha concorrência feroz, enfrentando a Yamaha de Fabio Quartararo, as duas KTM oficiais, as duas Aprilia oficiais e ainda seis motos da Ducati. Com adversários mais favoritos do que ele na procura da pole, o luso qualificou-se no oitavo lugar, batendo Fabio Quartararo e Johann Zarco, e aproveitando a queda de Aleix Espargaró e as sucessivas voltas anuladas a Jorge Martín. O piloto da RNF fez a sua melhor volta em 1:28.966 minutos, ficando a 427 milésimos de Francesco Bagnaia, autor da pole position.
Chegado à corrida sprint, a corrida do português terminou demasiado rápido. O português, não tendo arrancado muito bem, foi um de três pilotos que caíram na primeira volta, juntamente com Johann Zarco e Marco Bezzecchi, depois de uma carambola que levou a toques entre vários pilotos. Jorge Martín pareceu ser o causador inicial, tentando passar pelo interior da curva, mas batendo em Fabio Quartararo, com um efeito dominó a levar a mais toques. Para além dos que caíram, houve outros pilotos que se atrasaram, como o próprio Quartararo e ainda Maverick Viñales. Seja como for, depois de uma boa prova em Silverstone, o azar de Oliveira regressou hoje.