MotoGP, Como estaria o campeonato sem corridas sprint?
O campeonato do mundo de MotoGP em 2023 tem tido a novidade da introdução de corridas sprint em todas as provas do calendário, o que faz com que haja mais pontos em discussão. Mas como estaria o campeonato se se aplicassem apenas os pontos das corridas de domingo?
Desde logo, os dez primeiros seriam os mesmos nos dois cenários, embora com algumas alterações de posições. Francesco Bagnaia seria sempre o líder, embora a sua vantagem fosse bastante menor se só contassem as corridas de domingo. Nesse caso, a sua vantagem seria de apenas três pontos para Marco Bezzecchi, que seria o vice-líder, com Jorge Martín a ser terceiro, a 20 pontos de Bagnaia. Brad Binder, atual quarto classificado, tem beneficiado bastante do novo formato, uma vez que seria sexto sem sprints, atrás de Johann Zarco e Luca Marini.
O mesmo se pode dizer de Jack Miller, com o australiano a ocupar atualmente o sétimo lugar da tabela classificativa, mas o piloto da KTM desceria ao nono lugar se os pontos fossem apenas atribuídos ao domingo, com Aleix Espargaró e Fabio Quartararo à sua frente. Neste cenário, o espanhol da Aprilia e o francês da Yamaha estariam empatados em pontos. Em ambos os casos, Álex Márquez é o décimo classificado.
Destaque ainda para Marc Márquez, que estaria ainda a zeros se não existissem corridas sprint. Seja por desistências, lesões ou quedas, o espanhol da Honda ainda não conseguiu somar qualquer ponto ao domingo, com todos os seus pontos a surgirem aos sábados.
Campeonato atualmente:
- Francesco Bagnaia – 194 pontos
- Jorge Martín – 159
- Marco Bezzecchi – 158
- Brad Binder – 114
- Johann Zarco – 109
- Luca Marini – 98
- Jack Miller – 79
- Aleix Espargaró – 77
- Fabio Quartararo – 64
- Álex Márquez – 63
Campeonato sem corridas sprint:
- Francesco Bagnaia – 120 pontos
- Marco Bezzecchi – 117
- Jorge Martín – 100
- Johann Zarco – 90
- Luca Marini – 71
- Brad Binder – 67
- Aleix Espargaró – 56
- Fabio Quartararo – 56
- Jack Miller – 54
- Álex Márquez – 54