MotoGP: Comissão de segurança aprova novas regras para o ‘flag to flag’
A Comissão de Segurança de MotoGP aprovou na sexta feira em Silverstone os novos procedimentos para a troca de motos em corridas ‘flag to flag’, ou seja as aquelas onde devido à instabilidade meteorológica os pilotos estão autorizados a trocar de moto durante a corrida e que foram testados no final do segundo treino livre para o GP da Grã-Bretanha
As motos passam a estar colocadas perpendicularmente e para além disso um dos mecânicos assume o papel de homem do ‘lollipop’ sendo ele que autoriza a saída do piloto em segurança.
Tal como se previa a decisão não foi consensual entre os pilotos com Valentino Rossi e Andrea Dovizioso a mostrarem o seu desagrado com o piloto da Ducati a deixar claro que: “Neste momento não existe nenhum procedimento 100 por cento seguro e este é semelhante ao anterior. Fizemos um teste mas verdadeiras dificuldades só as vamos detectar em situação de corrida real quando todos viermos juntos às boxes”, afirmou o piloto italiano em declarações à GPone.
Já para Jorge Lorenzo qualquer mudança para melhorar a situação é bem vinda mas o piloto espanhol não é adepto das corridas ‘flag to flag’. “O ideal era eliminar o ‘flag to flag’, mas não acho que essa situação seja possível, por isso qualquer mudança feita para melhorar a segurança é bem-vinda‘”.
Do lado dos adeptos dos novos procedimentos está entre outros Maverick Viñales. O piloto da Yamaha Yamaha considera que esta alteração: “Trás mais espaço para mudarmos de moto e isso é mais seguro‘”.
Por seu lado Andrea Iannone, que esteve envolvido no acidente de Brno com Aleix Espargaró, sublinhou que no teste de sexta feira” também quase toquei no Alex Rins, mas a diferença é que ele conseguiu ver-me e não aconteceu nada como o que aconteceu em Brno”.