MotoGP, Catalunha, Treino: Espargaró e Aprilia dominam primeiro dia, mas Oliveira vai à Q1
Aleix Espargaró (Aprilia) foi o piloto mais rápido da sessão de treinos do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP. O espanhol fez a sua melhor volta em 1:38.686 minutos (novo recorde do circuito), batendo Maverick Viñales (Aprilia) por 362 milésimos, com Francesco Bagnaia (Ducati) em terceiro, a 375 milésimos.
Foi um primeiro dia bastante positivo para a Aprilia, com Espargaró e Viñales a serem primeiro e segundo nas duas sessões do dia e a mostrarem bom ritmo no geral, incluindo aqui Miguel Oliveira. O luso, que tinha sido sétimo na primeira sessão, esteve grande parte do tempo no top-10 durante a tarde, mas faltou-lhe depois corresponder no time attack, terminando no 14.º lugar, a pouco mais de um segundo de Espargaró.
Para além da Aprilia, também a Ducati esteve em grande força, com apenas Luca Marini a falhar a presença nos dez primeiros (teve uma avaria na moto perto do final). Johann Zarco foi quarto, à frente de Brad Binder, com Álex Márquez em sexto, Marco Bezzecchi em sétimo, Fabio Di Giannantonio em oitavo, Enea Bastianini em nono e Jorge Martín em décimo.
Pol Espargaró, Jack Miller, Raúl Fernández, Miguel Oliveira, Luca Marini e Augusto Fernández terão assim de passar pela Q1, tal como todas as motas japonesas, que ocuparam as últimas posições. Fabio Quartararo foi 17.º classificado, à frente de Franco Morbidelli, Marc Márquez, Takaaki Nakagami, Iker Lecuona e Joan Mir.
Amanhã, os pilotos de MotoGP ainda terão a segunda sessão de treinos livres, que tem início agendado para as 9h10, antes da qualificação.