MotoGP, Catalunha, TL1: Aleix coloca Aprilia no topo, Oliveira 7º
Aleix Espargaró (Aprilia Racing) liderou os primeiros treinos livres de MotoGP em Barcelona. Ainda não conta passar para a Q2 e a luta pela pole, mas foi um aviso do potencial da Aprilia para fazer frente à Ducati. Marc Márquez continua em desgraça e acabou na gravilha.
As condições eram excelentes , com mais sol que nuvens, e boa temperatura: 25 graus no ar e 27 no asfalto. Aleix Espargaró mostrou o seu capacete especial, com o lema ‘Mais uma volta’, para recordar o que aconteceu no ano passado, quando ‘cortou’ a meta a pensar que tinha vencido e faltava uma volta para se completar a corrida.
As Aprilia estiveram bem no primeiro treino livre de MotoGP, com Aleix e Maverick Viñales nos dois primeiros lugares e Miguel Oliveira a terinar a sessão no 7º lugar. A Ducati que se cuide.
Franco Morbidelli sofreu um despiste mas conseguiu controlar a sua Yamaha na gravilha para evitar cair. Ao DAZN, Paolo Ciabatti , diretor desportivo da Ducati, foi enfático: “Há 99 por cento de possibilidades do ‘Franky’ ir para a Prima Pramac”. Caso houvesse alguma dúvida com Marc Márquez… “O que acontece com a Gresini é decidido pela equipa”, acrescentou Ciabatti.
Brad Binder encontrou Marc Márquez na área do estádio. O sul-africano sentiu-se prejudicado, pois o oito vezes campeão demorou a fazer a boa linha. Marc saiu com a nova carenagem lançada na Áustria e faz comparações com a sua aerodinâmica. A Ducati acordou cedo, com Bagnaia e Martín acompanhando a Aprilia. As Hondas, por outro lado, estão na parte de baixo da tabela.
Fabio Quartararo estreou um novo escape na sua Yamaha e o francês costuma sair-se bem em Montmeló, devido ao seu estilo de pilotagem. Maverick Viñales saiu da garagem e fez uma ótima segunda volta, com muito bom tempo, ficando quatro décimos atrás do seguinte, Aleix. O nativo de Girona já esteve bem na Áustria… mas a sua largada falhou.
Marc Márquez caiu na curva 5, sendo este o seu ‘tombo’ nº 17 da temporada. Levantou-se sem problemas, embora fizesse gestos de dor na mão direita e regressou de scooter à boxe da Repsol Honda.
Aleix respondeu a Viñales com um grande momento assim que colocou pneus macios. ‘Martinator’ também estava a crescer. Binder, com a KTM , também deu uma sensação boa. Ok Pol, levante-se. O mais velho dos Espargaró pressionou e encontrou o limite na curva 10, a antiga La Caixa. Quase caiu. Marc não pôde mais sair e terminou… em penúltimo, com apenas Iker Lecuona, que substitui Rins na LCR Honda, atrás.
Resultado do T1 MotoGP, Barcelona
- Tweet
-
- Pin It
-
MotoGP, Miguel Oliveira termina os testes na 17ª posição e com 60 voltas concluídas na M119 Novembro 2024 16:39