MotoGP: Cal Crutchlow agarra o comando
Ponto final na segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio de Espanha, quarta ronda da temporada de 2018 e primeira em solo europeu na presente época.
Neste derradeiro apronto do dia, em Jerez, o piloto mais veloz foi Cal Crutchlow. Numa sessão marcada pela temperatura elevada da pista, praticamente 39º, o homem da satélite LCR Honda rodou em 1m38.614s e garantiu o primeiro posto em mais uma sessão muito equilibrada, pois os quatro primeiros ficaram separados por somente 95 milésimos e 13 pilotos ficaram separados por menos de um segundo. Cenário que parece dificultar as análises quanto a um possível favorito para a pole position de amanhã. O que parece ser um facto é que a Honda, por ter testado recentemente em Jerez, poderá ter uma ligeira vantagem sobre a concorrência.
Crutchlow bateu por 28 e 91 milésimos Dani Pedrosa e Johann Zarco, respetivamente, curiosamente pilotos que haviam sido mais discretos na primeira sessão do dia. No quarto posto ficou Andrea Iannone, que corrigiu assim o mau primeiro treino livre para os lados da Suzuki.
Marc Márquez, o último a rodar no segundo 38, foi quinto e não evitou uma queda na parte final do treino, situação que acabou por prejudicar a classificação do campeão do mundo em título.
Quem esteve num plano mais secundário nesta sessão foram as Ducati e Yamaha oficiais. Andrea Dovizioso (primeiro pela manhã) e Jorge Lorenzo, foram 6º e 7º, respetivamente, ao passo que Valentino Rossi e Maverick Viñales quedaram-se pela 9ª e 10ª posições, respetivamente. Apesar da estrutura de Iwata, até hoje, nunca ter rodado no novo asfalto do circuito de Jerez-Ángel Nieto, não nos podemos esquecer do terceiro posto do ‘privado’ Johann Zarco.
No que diz respeito aos estreantes o mais forte foi novamente Takaaki Nakagami que foi 15º. Palavra ainda para o bom desempenho do ‘wildcard’ Mika Kallio que com a KTM RC16 com configuração de 2019 ficou a pouco mais de 0.1s de Pol Espargaró que está aos comandos do modelo da presente época.
Classificação do agregado das duas sessões: