MotoGP: Brno, o circuito onde tudo começou para Rossi
Para muitos o Grande Prémio da República Checa não será mais do que a 11ª prova do Mundial de MotoGP e a segunda em dois fins de semana consecutivos após a tradicional pausa de verão. No entanto para o mais experiente piloto de MotoGP, Valentino Rossi, a visita ao traçado de Brno significa o regresso ao local onde começou a lenda precisamente há 20 anos, 18 de agosto de 1996.
Rossi então com apenas 17 anos venceu o GP da República Checa de 125cc e obteve a sua primeira vitória no Mundial de MotoGP. Para história ficaram também Jorge Martínez, com quem travou um grande batalha na última volta (ver vídeo), e Tomomi Manako, que acompanharam o italiano nesta triunfo que entrou para a história do Mundial. Nessa época, Rossi não mais viria a vencer, mas no ano seguinte o domínio na extinta categoria de 125cc foi por demais evidente. 11 vitórias em 15 Grandes Prémios e o primeiro título mundial.
De então para cá o resto é história, com Valentino Rossi a conquistar em 1999 o título em 250cc ao qual se juntou ainda mais sete campeonatos na classe rainha divididos pela Honda e Yamaha com o último no ano de 2009. No total desde o dia 18 de agosto de 1996 são 114 vitórias, 215 pódios e 63 poles, que conferem a Rossi um lugar na eternidade do MotoGP. Aos 37 anos e com o futuro garantido na Yamaha por mais dois anos, resta a todos os adeptos deste ícone mundial desfrutar de cada momento em que vemos o mítico #46 por essas pistas.