MotoGP, Áustria, Sprint: Bagnaia domina, Oliveira novamente atirado ao chão
Francesco Bagnaia (Ducati) venceu hoje a corrida sprint do Grande Prémio da Áustria de MotoGP. O italiano cumpriu a distância em 21:01.844 minutos, com Brad Binder (KTM) em segundo, a 2.056 segundos e Jorge Martín (Pramac) em terceiro, a 5.045 segundos.
Era Bagnaia que partia da pole position, com o italiano a arrancar bem e a chegar à primeira curva na liderança. Mais atrás, caíram três pilotos, sendo um deles Miguel Oliveira. Os outros foram Marco Bezzecchi e Johann Zarco. Na frente, Bagnaia era seguido pelas duas KTM, com Jack Miller a saltar para o terceiro lugar, atrás de Brad Binder. O incidente que levou às quedas no arranque envolveu também Fabio Quartararo e Jorge Martín, com vários toques que levaram à queda do português e também de Bezzecchi e Zarco.
Atrás de Bagnaia e das KTM, Luca Marini seguia no quarto lugar, com Jorge Martín em quinto, Álex Márquez em sexto, Pol Espargaró em sétimo (grande arranque do espanhol), Aleix Espargaró em oitavo, Marc Márquez em nono e Franco Morbidelli em décimo. Por outro lado, Maverick Viñales atrasou-se com as escaramuças iniciais e caiu para fora do top-10.
Na frente, Bagnaia e Binder levavam um segundo e meio de vantagem sobre o restante grupo, com Luca Marini a passar para a frente de Jack Miller, que perdeu também o quarto lugar para Jorge Martín. A oito voltas do fim, Jorge Martín voltou a levar um adversário à frente, provocando a queda de Luca Marini quando o tentava ultrapassar, com o espanhol a subir ao terceiro posto. Pouco atrás, Álex Márquez ultrapassou Jack Miller e subiu ao quarto posto, com Bagnaia tranquilo na frente, com vantagem de mais de um segundo para Brad Binder.
Fabio Quartararo seguia no 15.º lugar, também atrapalhado pela escaramuça da primeira volta e mostrava dificuldades em recuperar. Pior ficou quando recebeu uma long lap, com a direção de corrida a penalizá-lo por um incidente que provocou a queda de Lorenzo Savadori. Augusto Fernández, que seguia nos últimos lugares, também recebia uma long lap por exceder limites de pista. Por outro lado, o incidente entre Jorge Martín e Luca Marini não resultou em penalizações.
Marc Márquez perdia o último lugar pontuável para Franco Morbidelli, que subia ao nono lugar, com Maverick Viñales a recuperar até ao oitavo posto, atrás de Aleix Espargaró. Pol Espargaró continuava a manter as duas Aprilia atrás de si, com tudo mais estável nos lugares da frente.
Francesco Bagnaia dominou por completo a corrida sprint, vencendo com vantagem de mais de dois segundos para Brad Binder, com Jorge Martín em terceiro. Álex Márquez foi quarto, Jack Miller quinto, Pol Espargaró sexto, Aleix Espargaró sétimo, Maverick Viñales oitavo e Franco Morbidelli no último lugar pontuável.
Resultados do Sprint MotoGP, Spielberg
1. Pecco Bagnaia, Ducati, 14 voltas em 21:01.844 min
2. Brad Binder, KTM, +2.056 seg
3. Jorge Martin, Ducati, +5.045
4. Alex Márquez, Ducati, +8.252
5. Jack Miller, KTM, + 11.365
6º Pol Espargaró, KTM, +11.816
7º Aleix Espargaró, Aprilia, +11.960
8º Maverick Viñales, Aprilia, +11.984 9º
Franco Morbidelli, Yamaha, +13.634 10º
Marc Márquez, Honda, +14.435
11º Fabio Di Giannantonio, Ducati, +15 .251
12 Joan Mir, Honda, +16.740
13 Enea Bastianini, Ducati, +18.825
14 Raúl Fernández, Aprilia, +19.536
15 Fabio Quartararo, Yamaha, +22.321
16 Iker Lecuona, Honda, +25.593
17 Augusto Fernández, KTM, +25.789