MotoGP, Austrália: Alerta de mau tempo não altera as corridas de Moto3 e Moto2
A previsão de mau tempo para domingo levou os organizadores e a Dorna a alterar o programa de corridas de MotoGP , antecipando o início do GP da Austrália para as 5:10 horas da manhã, hora portuguesa, no sábado, 21 de outubro, transferindo o Sprint para a manhã de domingo. No entanto, nenhuma alteração de programa houve para as corridas de Moto3 e Moto2, que em caso de mau tempo desde as primeiras horas do dia poderão ver os seus GPs cancelados .
Esta alteração foi partilhada por todos os pilotos e ninguém disse nada contra, mas quem poderá pagar a conta mais pesada são os pilotos de Moto3 e Moto2 . Estes últimos não viram o seu programa de corridas mudar, com a qualificação na noite italiana entre sexta-feira e sábado e o início das corridas marcado para domingo às 01h00 e 02h15 (hora portuguesa), respetivamente.
O risco para os pilotos da classe de entrada e da classe intermédia é que com o tempo tão incerto e os fortes ventos previstos para domingo as suas corridas não possam ser realizadas ou pior, sejam realizadas apesar das condições de segurança não serem as ideais. Já no ano passado, durante a corrida australiana de Moto2, vimos o Painel Stewart não interromper as hostilidades, apesar de Jorge Navarro estar caído a poucos metros da pista com uma fractura no fémur e os mais de 25 pilotos da classe média continuarem a avançar apenas alguns centímetros dele. Esse foi apenas um dos casos mais óbvios em que a Moto3 e a Moto2 pareciam “ dispensáveis ” pela organização a favor do evento principal ou da corrida da categoria rainha.
A Moto3 vai para a pista esta noite às 22h40 para a terceira sessão de treinos livres antes da qualificação às 2h50. O mesmo se aplica à Moto2 que, como é habitual, irá para a pista assim que a classe de entrada do campeonato do mundo terminar as operações na pista. O que podemos, portanto, esperar para a Moto3 e a Moto2 é que as condições meteorológicas no domingo sejam boas, dando-lhes a oportunidade de correr sem correr riscos excessivos.