MotoGP: Andrea Dovizioso, o nono vencedor diferente em 2016
Ao vencer o Grande Prémio da Malásia, em Sepang, Andrea Dovizioso tornou-se no nono vencedor diferente esta época, facto que constitui um recorde em toda a história da classe rainha. Esta situação demonstra a competitividade da presente época, que é inevitavelmente marcada pela introdução de um novo módulo de gestão eletrónica, igual para todas as equipas, bem como a reentrada da Michelin como fornecedor exclusivo de pneus do MotoGP. Estes dois factores também contribuíram para um maior equilíbrio de forças entre o plantel.
Marc Márquez, Valentino Rossi, Jorge Lorenzo, Andrea Iannone, Andrea Dovizioso, Jack Miller, Maverick Viñales, Dani Pedrosa, Cal Crutchlow e Andrea Iannone são os nomes dos homens que já subiram ao degrau mais alto do pódio em 2016. Com a particularidade de Miller, Viñales, Iannone e Crutchow terem se estreado a vencer, o que faz com que pela primeira vez quatro pilotos tenham obtido o seu primeiro triunfo numa temporada de MotoGP.
Outra curiosidade desta inesquecível temporada é o facto de terem existido em oito Grandes Prémios consecutivos oito vencedores diferentes, estatística que igualou uma situação vivida entre o GP de Imola de 1999 e o GP da África do Sul de 2000.