MotoGP: Andrea Dovizioso bate concorrência no Qatar
Chegou ao fim a primeira sessão de testes oficiais do MotoGP no circuito de Losail (Qatar), palco que dentro de 15 dias vai receber a primeira prova da temporada de 2017. Depois de nas primeiras duas horas ter existido pouca atividade em pista, altura em que se deu o por do sol, foi já com a pista qatari iluminada que grande parte dos pilotos deram início aos últimos ensaios antes do início da nova época.
No final foi Andrea Dovizioso quem levou a melhor. Depois de alguns problemas sentidos em Sepang e Phillip Island como já vem sendo hábito a Ducati adaptou-se bem ao traçado de Losail, que tem uma longa reta da meta, para assim através de Dovizioso ser a única marca a rodar no segundo 54. O piloto italiano parou o cronómetro em 1m54.819s, registo que contudo ainda ficou longe da pole alcançada por Jorge Lorenzo em 2016, 1m54.543s.
No segundo lugar ficou Maverick Viñales, piloto que tem sido o grande dominador da pré-época e que durante o dia ainda chegou a liderar a sessão. O novo recruta da Yamaha foi o piloto que mais voltas cumpriu durante a sessão, 60, e ficou a 0,360s de Andrea Dovizioso. Seguiu-se Cal Crutchlow que acabou por ser o melhor homem da Honda não obstante ser um piloto privado. O fogoso britânico ficou no entanto já a 0.601s do primeiro posto.
O regressado Karel Abraham surpreendeu ao ficar com o quarto tempo aos comandos de uma Ducati Desmosedici GP15. O piloto da Aspar Team foi mesmo três milésimos mais rápido do que o oficial Jorge Lorenzo, repetindo algo que já tinha acontecido em testes anteriores quando então o também privado e seu colega de equipa, Álvaro Bautista, havia sido mais veloz do que o novo reforço da Ducati, marca que nas cinco primeiras posições colocou três motos.
Jonas Folger foi o melhor estreante em sexto ao passo que Valentino Rossi não foi além do sétimo posto a uns distantes 0.860s da frente. Dani Pedrosa foi o melhor piloto oficial da Honda em oitavo, num dia onde o campeão do mundo, Marc Márquez, não evitou uma queda na última curva e numa fase em que estava a utilizar uma nova solução aerodinâmica na sua RC213V. Felizmente para o espanhol esta queda não trouxe nenhum consequência, depois de recentemente ter deslocado um ombro durante os testes privados da Honda em Jerez.
Depois dos bons desempenhos em Sepang e Phillip Island, a Suzuki esteve discreta neste primeiro dia de trabalho em Losail com Andrea Iannone a não ir além do 10º posto e Álex Rins a ser apenas 18º.
Amanhã realiza-se a segunda das três sessões programadas, que tal como hoje irá decorrer entre as 13h00 e 20h00, horas de Portugal Continental.