MotoGP, Aleix Espargaró (8º.): “O bom do sprint é que vou poder usar pneus macios”
As boas sensações vividas pela Aprilia Racing na sexta-feira não se confirmaram no sábado dedicado à qualificação e, parcialmente devido à alteração do programa do fim-de-semana, forçada pelas condições climatéricas adversas iminentes. De facto, a passagem da corrida principal de domingo para sábado, parece ter estragado os planos da fábrica de Noale.
Na sexta-feira, as motos de fábrica RS-GP destacaram-se, conquistando facilmente dois lugares nos dez primeiros. Espargaró teve um desempenho melhor do que Viñales, garantindo o quarto lugar na grelha.
Depois de um bom começo da segunda fila, Aleix perdeu gradualmente o contacto com o grupo da frente, em parte devido a uma batalha pelo sexto lugar que durou toda a corrida. As várias manobras de ultrapassagem, a seu favor e desfavor, com Miller, Marc e Alex Márquez, e, no final, também com Bezzecchi, aumentaram progressivamente a diferença entre esse grupo e o que liderava a corrida. Na batalha que durou até à linha de chegada, Aleix terminou em oitavo lugar.
“Foi uma corrida difícil”, reconheceu o espanhol. “Desde o início, tivemos dificuldades com a aderência em algumas secções da pista, mas o suficiente para não conseguirmos manter o mesmo ritmo dos que estavam na frente. Sabia que seria uma corrida em que teríamos de gerir bem o pneu e tentei fazê-lo no início, mas não foi suficiente porque, especialmente nas curvas à direita a traseira escorregava muito. Se a corrida Sprint for realizada com piso seco amanhã, podemos ter melhores hipóteses. Fui rápido tanto na qualificação como nos treinos usando o pneu traseiro mais macio.”
“Foi constrangedor não sermos competitivos. Tivemos muitas derrapagens e nunca esperei terminar a corrida nove segundos atrás do pódio. Os problemas neste final de semana foram muito grandes”, resumiu o veterano Aleix. “Decidi proteger os pneus, mas ainda assim foi dramático nas últimas duas ou três voltas. Perco muito tempo nas curvas 2, 6, 11 e 12. Isso é uma loucura e não entendo por que nos falta tanta aderência lá.”
Como Aleix vê a corrida Sprint de amanhã?
“A única coisa positiva do sprint é que usarei pneus macios à frente e atrás. Tenho boa velocidade com esses pneus. Na sexta-feira consegui fazer três voltas com tempos baixos de 1:28, e no sábado de manhã consegui até atingir tempos de 1:27. Além do vento, também pode chover no domingo e não se pode nem andar de bicicleta nessas condições. Gosto disso.”
A corrida sprint de MotoGP está agendada para as 03h00 desta madrugada, hora portuguesa.