MotoGP, 2022, Espanha: Tudo correu mal a Miguel Oliveira na qualificação
Miguel Oliveira teve um segundo dia de altos e baixos no Grande Prémio de Espanha de MotoGP. O português começou por não registar grandes melhorias na terceira sessão de treinos livres, melhorou depois na quarta sessão até que tudo voltou a correr mal na Q1.
Começando pelo FP3, o português vinha para a sessão com o 15.º melhor tempo no dia anterior. Oliveira conseguiu melhorar o registo em relação ao dia de ontem, contudo, baixou uma posição na tabela. O Falcão efetuou a sua melhor volta (a última da sessão) em 1:37.494 minutos, ficando a 712 milésimos de segundo do mais rápido dos treinos livres, Francesco Bagnaia (e a 370 milésimos de Jack Miller, décimo e último apurado diretamente para a Q2).
Chegada a FP4, onde os pilotos aproveitam para testar as condições de corrida, o cenário pareceu melhorar bastante. Oliveira fez 18 voltas e chegou a liderar a sessão durante alguns minutos, antes de ser superado por quatro pilotos: Bagnaia, Fabio Quartararo, Joan Mir e Marco Bezzecchi. O português fez a sua melhor volta em 1:37.871 minutos, a 354 milésimos de Bagnaia, mas mostrou bom ritmo de corrida.
Chegada a Q1, Oliveira ficou vários minutos sem poder fazer uma volta rápida devido a um problema na sua moto. O luso apenas veio para a pista a sensivelmente cinco minutos do fim da sessão, estando desde logo limitado no número de tentativas. A melhor volta foi registada na primeira tentativa (1:37.958 minutos), suficiente apenas para terminar a sessão em 11.º. Feitas as contas, Miguel Oliveira teve hoje a sua pior qualificação do ano e vai partir para o Grande Prémio de Espanha do 21.º lugar.
RESULTADOS COMBINADOS DE MOTOGP