MotoGP, 2021 Silverstone: O tradicional berço do GP de Inglaterra
Desde 2010, que o Grande Prémio da Grã-Bretanha voltou a realizar-se em Silverstone, após uma pausa de 23 anos, em que Donington foi o traçado escolhido.
Mas os pilotos mais jovens da atual geração de MotoGP como Fabio Quartararo só conseguiram percorrer alguns quilómetros de corrida na pista no passado.
Em 2020, não se realizou o GP devido à pandemia, e antes em 2018 houve uma chuvada tal na pista asfaltada de novo e ainda oleosa, que tudo foi cancelado.
O primeiro GP de Silverstone foi realizado em 1977, quando Pat Hennen (Suzuki) venceu a corrida de 500cc. Antes, a prova do Mundial era disputada na Ilha de Man, considerada perigosa demais para a velocidade que as 500 estavam a atingir.
Em 1987, o local do Grande Prémio Britânico mudou para Donington Park, e só em 2010 é que a MotoGP regressou ao Circuito de Silverstone, hoje com 5,9 km.
2021 será a vigésima vez que a classe rainha corre em Silverstone, após o Grande Prémio de 2020 ter sido cancelado devido à Corona. Há três anos atrás, também não houve corridas em Silverstone. Nessa altura, o asfalto da pista tinha sido refeito, mas devido a uma drenagem deficiente e chuvas fortes, as corridas das três classes de GP foram canceladas. No ano seguinte, a prova foi realizada, desta vez com melhores resultados.
Em 2019, o actual líder do Campeonato Mundial Fabio Quartararo fez a sua estreia na classe rainha. Na qualificação do GP Britânico alcançou o quarto lugar nessa altura, mas a sua corrida terminou logo na primeira curva. Alex Rins (Suzuki) teve uma oscilação no início, que apanhou de surpresa o piloto da Yamaha, que fechou o acelerador e foi cuspido da moto.
Consequentemente, Quartaro iniciará a corrida de domingo de 20 voltas no Circuito de Silverstone sem qualquer experiência significativa de corrida no traçado. Mas os sinais são bons, a Yamaha é o fabricante de maior sucesso na classe com sete vitórias na pista, seguida pela Suzuki (6) e Honda (5).
As Vermelhas de Bolonha estão um pouco atrasadas no quarto lugar, uma vez que a Ducati só obteve uma única vitória até agora em 2017, com Andrea Dovizioso.
A última vitória no GP de Silverstone recente foi conquistada por Alex Rins há dois anos, e ele junta-se a Jorge Lorenzo (2010, 2012, 2013 no MotoGP), Marc Márquez (2010 125cc, 2014 MotoGP) e Maverick Viñales (2012 Moto3, 2016 MotoGP) como os únicos pilotos a vencer mais de uma corrida em Inglaterra (2014 Moto3, 2019 MotoGP) desde que o Campeonato do Mundo de MotoGP regressou a Silverstone.
Anteriormente, os pilotos de maior sucesso eram Ángel Nieto (seis vitórias nas 125cc) e Kork Ballington (três vitórias cada nas 250 e 350), ou seja, seis triunfos cada. Para além de Lorenzo, Kenny Roberts foi também três vezes vitorioso na classe rainha.
O futuro piloto da Aprilia Maverick Viñales não só celebrou o seu primeiro triunfo na classe em Silverstone em 2016, como também obteve a primeira vitória para a Suzuki desde 2007.