MotoGP, 2021, Retrospetiva da época: Grande Prémio de Itália, 4 para Quartararo
Vitória número quatro de 2021 para Fabio Quartararo, Oliveira no pódio, mas os pensamentos do paddock viravam-se para a família e amigos de Jason Dupasquier
Fabio Quartararo, da Yamaha Monster Energy, reclamou uma vitória autoritária e emocional do Gran Premio d’Italia Oakley para estender a sua liderança do Campeonato do Mundo a 24 pontos, enquanto Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo) caía na Volta 2.
Miguel Oliveira (KTM Red Bull Factory Racing) e o atual Campeã do Mundo Joan Mir (Suzuki Ecstar) completaram o pódio de Mugello após alguns momentos de incerteza com a atual prepotência da MotoGP a conter-se desta vez.
Num sombrio Grande Prémio de Itália, os festejos no pódio foram secundários após a trágica morte de Jason Dupasquier.
O adolescente suíço, e filho de mãe portuguesa, era muito apreciado e respeitado em todo o paddock com a grelha de MotoGP a juntar-se antes da corrida e a falar depois num dia negro para o nosso desporto.
Num momento desconcertante antes mesmo da corrida de Mugello começar, Johann Zarco e Enea Bastianini, da Ducati, colidiram quando estavam prestes a alinhar na grelha.
Bastianini deu uma cambalhota por cima da sua Ducati Avintia Esponsorama, e com os nervos caiu logo a seguir no arranque.
Não é segredo que o Doctor lutou com imensas dificuldades na primeira metade de 2021, com a sua única luz mais brilhante a acontecer em casa no Grande Prémio de Itália.
As últimas voltas foram emocionantes de seguir na boxe da Yamaha Petronas SRT enquanto a equipa de Rossi celebrava o seu regresso ao top 10.
Não seria Mugello sem Valentino Rossi revelar um design especial e único de capacete. E a sua edição de 2021 não desiludiu, com o jovem de 42 anos fazer uma piada entre uma vaca e Muuugello!