MotoGP, 2021, Qatar: Chefe de equipa de Alex Márquez em isolamento após resultado reativo

Por a 26 Março 2021 09:59

Na véspera da abertura da temporada foi confirmado que dois pilotos de MotoGP, Maverick Viñales e Alex Márquez, ficarão sem os seus chefes de equipa durante a maior parte do fim de semana, devido a resultados reativos do teste PCR ao Covid-19 no regresso a Doha.

A decisão da Suzuki de permanecer no Qatar entre os testes e a corrida de MotoGP para limitar o risco de contaminação por Covid parece ter sido uma precaução sensata.

O resultado ‘reativo’ situa-se entre positivo e negativo.

Isto significa que os chefes de equipa Esteban Garcia para Viñales na Yamaha Monster e Christophe ‘Beefy’ Bourguignon na Honda LCR devem agora permanecer isolados até publicar dois resultados negativos sucessivos de PCR, com vários dias de diferença.

Ambos passaram o primeiro desses testes, mas o atraso até ao segundo significa que nenhum dos chefes de equipa estará na pista para o treino de sexta-feira e é duvidoso que sejam apurados a tempo da qualificação de sábado.

No entanto, devem estar em posição para a abertura da temporada de domingo, bem como para a segunda ronda do próximo fim de semana.

“Sim, é o Beefy”, confirmou Alex Márquez. “Chegou aqui no domingo à noite. Fizeram o PCR no aeroporto e ele ficou de quarentena na sala, como toda a gente à espera do resultado.”

“Testou ‘reativo’, não negativo ou positivo.” Reagir é uma coisa que eles têm aqui no Qatar se estiveres perto de positivo, mas não ao nível positivo. Por isso, tens de estar de quarentena e depois de três dias, que foi ontem, ele fez outro teste, esse deu negativo.”

“Acho que agora ele precisa de seguir o protocolo e talvez precise de fazer outro teste para obter o segundo negativo, e depois pode sair. Espero tê-lo no sábado, talvez no domingo. Será renhido, por isso espero que o seu segundo teste seja negativo e ele esteja aqui na pista muito em breve.”

Enquanto Beefy, como Garcia, fará tudo o que puder para ajudar o seu piloto a partir do hotel, Márquez revelou que o seu chefe de tripulação do Plano B não é outro que o gerente técnico da HRC, Takeo Yokoyama.

“O Beefy já trabalhou muito durante estes dias, todo o plano que vamos seguir amanhã, todo o plano que seguiremos no sábado”, disse Márquez. “Fiz uma reunião de uma hora com ele no computador, também com o David [Garcia, registo de dados] e o Jaume [Carrau, do mapeamento de motores] e o Takeo, que será o tipo que o substitui oficialmente!”

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x