MotoGP, 2021, Mugello: As Yamaha em Itália

Por a 31 Maio 2021 15:00
MotoGP, 2021, Mugello: As Yamaha em Itália thumbnail

Após um forte exibição nos treinos, particularmente pela mão de Fabio Quartararo, mas também de Morbidelli, o francês foi o único que conseguiu fazer justiça ao potencial de moto de Ywata

Tendo saído da pole, Quartararo foi capaz de liderar a partir da segunda volta para vencer a corrida. Do seu arranque, foi momentaneamente batido pelas Ducati de Bagnaia e Zarco, mas à terceira volta já o primeiro tinha caído e o segundo tinha sido ultrapassado pelo seu compatriota.

Quartararo não mais olharia para trás e fez uma corrida inteira à frente, afastando-se sempre e vencendo por 2,590 segundos sobre Miguel Oliveira, o segundo classificado, e deixando Mir a 3 segundos em terceiro.
Chegando a Mugelelo a um ponto da liderança do campeonato, o francês está agora 24 em destaque, aproveitando o facto que um dos seus principais rivais Francesco Bagnaia, caiu à segunda volta da corrida e, logicamente, não pontuou.

MORBIDELLI

Morbidelli teve uma corrida azarada, sendo apanhado na queda de Marc Márquez logo na primeira volta.

Forçado a ir à gravilha, baixou para último e esteve nessa posição até à 10º volta quando subiu um lugar, e depois atacou a cinco voltas do final, passando de 18º a 16º, onde acabou fora dos pontos. Uma pena para a corrida do Ítalo-brasileiro que pretendia brilhar em casa e tinha as condições para o fazer, mas agora se vê baixar para 9º na tabela, um lugar acima de Oliveira.

VIÑALES
Maverick Viñales fez mais uma corrida para esquecer, perdido na traseira do pelotão.

Da sua qualificação já não brilhante de 13º na quinta fila da grelha, teve um mau arranque, baixando para 16º nos momentos iniciais, mas atacou ao longo da segunda volta evitando a confusão em seu redor para recuperar para 13º.

Duas voltas depois tinha ganho dois lugares e à nona e 12ª volta subiu mais duas posições acabando a lutar na orla do top 10 até a 19ª volta, quando desferiu um novo ataque e conseguiu subir duas posições para oitavo, onde acabou.
Com esta prestação menos que brilhante , Maverick Viñales baixou para sexto no campeonato, embora com 64, esteja a apenas um ponto de Joan Mir.

ROSSI
Finalmente, se Valentino Rossi estava à espera de uma mensagem subliminal para ajudar a sua decisão de carreira, a conclusão não podia ser mais clara: do seu modesto arranque na 19ª posição, Rossi ainda perdeu lugar no arranque, mas recuperou depois com um bom ataque logo à primeira volta para estar em 17º à segunda, posição que melhorou à sexta volta para 15º.

Poupando os pneus no miolo da corrida, desferiu novamente um ataque a seis voltas do final, quando ganhou um lugar por volta até à penúltima, acabando na 10ª posição.
Longe dos dias em que dominou Mugello, o circuito que ele adora, este resultado deve ter sido decisivo para o ajudar a decidir o que fará a seguir.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x