MotoGP, 2021, Doha: Duo Viñales e Quartararo querem operar em conjunto
Maverick Viñales surpreendeu a concorrência ao garantir a primeira vitória da temporada, enquanto Quartararo teve dificuldades. Agora, ambos querem potenciar o trabalho em equipa
Viñales quer confirmar a sua proeza na segunda corrida no Qatar. O rival Fabio Quartararo quer dar-lhe luta, mas trabalhando em conjunto.
A equipa de fábrica da Yamaha quer aproveitar o ímpeto do primeiro fim de semana de corrida da temporada e também ser bem sucedida na segunda corrida do Campeonato do Mundo no Circuito Internacional de Losail, no Qatar. Maverick Viñales venceu à frente de dois pilotos da Ducati, Johann Zarco e Francesco Bagnaia. O colega de equipa de Viñales, Fabio Quartararo, terminou em quinto atrás da Suzuki de Mir.
Durante as férias de inverno, Viñales casou-se em segredo e já tem uma filha a caminho. A sorte na sua vida privada parece tê-lo inspirado no início da temporada, pois trouxe para casa a vitória de forma impressionante.
“Foi ótimo ganhar a primeira corrida. Mas o mais importante foi a sensação que tive na moto. Estou muito feliz por isso. Fui capaz de competir com os outros pilotos e é isso que torna o desporto tão excitante. Quero manter esta sensação sentimento e manter-me alerta”, diz o jovem de 26 anos.
No entanto, existe potencial para melhorias, especialmente no arranque.
Viñales e Quartararo foram deixados para trás pela dominadora Ducati. Só mais no final da corrida é que o espanhol reagiu, ultrapassando o seu rival.
Quartararo, por sua vez, teve de lidar com problemas de pneus, mas ainda assim ficou satisfeito com um sólido quinto lugar no final.
Agora olha em frente: “Vejo isto como uma segunda oportunidade. Acho que podemos fazer melhor. Estamos agora a analisar os dados para ver como podemos melhorar para a corrida de domingo.”
Uma das ideias dos dois é não se atrapalharem mutuamente tentando ultrapassagens em curva um ao outro… se tiverem oportunidade de andar juntos, devem defender-se e só ultrapassar em clara vantagem.
O diretor da equipa, Massimo Meregalli, diz: “Conseguimos desfrutar da sensação de vitória por pouco tempo, mas não devemos parar e devemos concentrar-nos na tarefa que temos pela frente.”