MotoGP, 2021: Costa critica tratamento de Márquez
Cláudio Costa é um médico a quem os pilotos devem muito, a começar pela criação da clínica móvel. Agora, diz que o tratamento de Márquez foi mal feito e que o piloto o devia ter chamado
Vidas, salvou inúmeras, como a de Mick Doohan que, sem a sua intervenção e experiência, provavelmente teria uma perna a menos hoje…
Agora, o médico italiano falou na Gazzetta Dello Sport com uma menção sobre Marc Márquez que chamou a atenção…
Cláudio Costa como médico já não está envolvido no Mundial, mas o seu trabalho mantém-se pioneiro e as suas competências são obviamente relevantes.
A medicina e aqueles que a praticam estiveram no centro de um debate apaixonado recentemente, quando Marc Márquez decidiu desafiar a natureza ao aparecer num Grande Prémio de MotoGP em Jerez quatro dias depois de uma placa colocada no úmero fraturado.
Uma tentativa avaliada como heroica do ponto de vista desportivo e humano, mas inconsciente à luz da medicina. Infelizmente, a sequela provaria esta última hipótese, com três operações no total e o oito vezes campeão do mundo ainda a convalescer, sem data de regresso à competição marcada para este ano de 2021.
O assunto é sensível, e sem dúvida que, nesta fase, só conhecemos superficialmente os meandros. Pelo menos é isso que o comentário do Dr. Costa, que foi expresso na imprensa italiana, sugere:
“Marc Márquez ensinou-me que a gratidão não é deste mundo. Depois de ajudá-lo a ganhar o campeonato em 2013, esperava que me ligasse quando precisasse. Também porque ficou claro que não podia voltar a correr com uma placa no braço. Deviam ter-lhe posto um parafuso, teria corrido e ganho o título.”
Mas aconteceu de forma diferente e é de notar que, além de Marc Márquez, Cláudio Costa questiona também a atitude dos seus pares. Palavras que não são inócuas e terão inevitavelmente repercussões quando chegar a hora da verdade.