MotoGP, 2021, Áustria: Baralha e volta a dar em Spielberg

Por a 12 Agosto 2021 14:30

Depois de um GP da Estíria histórico, os pilotos da MotoGP preparam-se para outro duelo no glorioso Red Bull Ring

Típico, espera-se quase todo o Verão por um fim-de-semana de corrida de MotoGP… e depois vêm dois seguidos!

O circuito pode ser o mesmo, mas há muitas novidades ao regressarmos a Spielberg para o Bitci Motorrad Grand Prix von Österreich.

Para começar, a estreia de Jorge Martin (Pramac Racing) a vencer: rookie, primeiro piloto de uma equipa Independente a ganhar numa Ducati, primeiro vencedor da Pramac Racing com a Ducati, primeiro rookie a ganhar com uma equipa Independente, e apenas o quinto rookie a ganhar em MotoGP após Brad Binder (KTM Red Bull Factory Racing), Marc Márquez (Honda Repsol), Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo.

Martin venceu a partir da segunda pole da sua época de rookie, com pouco drama e muita velocidade.

Isso faz dele um favorito ao regressarmos à pista, mas também o homem que ele acabou de derrotar: Joan Mir (Suzuki Ecstar).

O Campeão reinante tem um grande recorde na Áustria; foi onde venceu o seu primeiro Grande Prémio e, mais tarde, obteve o seu primeiro pódio da categoria rainha também.

Acrescentou outro no GP da Estíria, que é o seu melhor do ano até agora, e também estabeleceu a volta mais rápida pela primeira vez em MotoGP.

Mir será certamente uma ameaça, com a dupla da Ducati Lenovo Francesco Bagnaia e Jack Miller a seguir na classificação, e a querer voltar mais fortes na segunda chance… especialmente quando o Red Bull Ring continua a ser território Ducati, apenas não uma das suas!

Bagnaia teve uma boa qualificação e vai sair logo ao ataque, e Miller também teve um bom fim-de-semana até cair.

O australiano não tinha o ritmo da dupla Martin-Mir na liderança, mas perseguiu o líder do Campeonato Fabio Quartararo (Yamaha Monster Energy) para o pódio.

Quartararo, entretanto, num local que normalmente é mais difícil para a marca de Iwata, limitou os estragos, pois acabou alguns lugares à frente do concorrente mais próximo Johann Zarco (Pramac Racing).

Por falar de Zarco, o piloto mais veterano da Pramac iniciou a última volta 4º e apenas um lugar atrás de Quartararo, segunda Ducati.

Brad Binder (KTM Red Bull Factory Racing) relegou-o para 5º, após um fim-de-semana que foi uma montanha-russa para a marca austríaca desde o início.

O wildcard de Dani Pedrosa (KTM Red Bull Factory Racing) colocou-o no topo das KTM na sexta-feira, quando Miguel Oliveira (KTM Red Bull Factory Racing) foi projetado da sua RC16 e deixado a lutar com a dor. Binder passou os treinos fora dos dez primeiros… mas a história mudou no domingo.

A partir de 16º na grelha, chegar a 4º numa corrida em que não houve grandes dramas na pista é um desempenho impressionante.

O sul-africano conseguiu passar tanto Zarco como Takaaki Nakagami (Honda LCR Idemitsu) na última volta… Foi um lembrete espetacular de como e porquê ele foi o mais recente rookie vencedor antes de Martin.

Oliveira terá ganho, espera-se, com alguns dias de folga para recuperar e ter melhor sorte no domingo. Ambos estarão provavelmente a receber mais algum feedback de Pedrosa, uma vez que a lenda de MotoGP regressa também.

A Honda, entretanto, também foi um misto de bom e mau. Nakagami foi a melhor Honda no domingo e se perdeu para Binder, ganhou a Zarco e o resultado foi um top cinco.

Isso é encorajador depois de uma temporada por vezes dura, e também há o desempenho do companheiro de equipa Alex Márquez (Honda LCR Castrol) ao regressar ao top 10.

Marc Márquez (Honda Repsol Team) passou Alex Márquez no final e levou oitavo após um par de momentos controversos, mas desta vez vai querer mais. E o seu companheiro de equipa Pol Espargaró também, após um fim-de-semana difícil.

Finalmente, para a Aprilia a promessa estava lá, mas a sorte não. Para Lorenzo Savadori (Aprilia Racing Team Gresini) menos do que ninguém, uma vez que o italiano chocou com a mota caída de Pedrosa e os resultados foram um momento dramático de Bandeira Vermelha.

Ele levantou-se depois do incidente, mas depois foi encontrada uma fratura no tornozelo e está posto de lado.

No reinício, Aleix Espargaró não acabou, pelo que procurará regressar à sua forma esta temporada, sozinho na garagem de Noale, pelo menos este fim-de-semana.

Um rookie vencedor, um vencedor da Ducati… um campeão reinante com uma carga final e uma Yamaha a fechar o pódio foi uma grande manchete.

O que irá Spielberg entregar no Bitci Motorrad Grand Prix von Österreich?

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x