MotoGP, 2021, Aragón: GP das Américas em perigo

Por a 10 Setembro 2021 19:00

Cinco GPs dos mais longínquos já foram cancelados, vítimas da pandemia de Covid 19 em 2021. Agora as equipas e pilotos estão preocupados com a deslocação ao Texas, onde os cuidados de saúde podem não ser ao nível que nos habituámos ma Europa

“Como piloto, não se tem uma boa sensação ao viajar para lá nestas circunstâncias”

Aleix Espargaró.

Já ontem, no GP de Aragón, equipas e pilotos debateram calorosamente se uma viagem ao Texas para o Grande Prémio Red Bull dos EUA no Circuito das Américas (COTA), no Texas, era um risco razoável.

Isto porque o estado do sul dos EUA está a experimentar a sua terceira onda de Covid-19. Para mais, há apenas 300 camas disponíveis em unidades de cuidados intensivos em todo o Texas e a medicina privatizada é proibitiva.

“O que acontece se alguns pilotos ficarem gravemente feridos no fim-de-semana do GP? Será que todos vão ter uma cama na unidade de cuidados intensivos, perguntam os pilotos e membros das equipa.

Assim, hoje em Aragón, a pedido urgente dos pilotos, foi convocada uma reunião da Comissão de Segurança para as 18.30h, que normalmente trata da segurança das pistas.

O Texas, sob a administração Trump, tinha declarado o fim das medidas contra a pandemia demasiado cedo na Primavera passada. Agora os texanos estão ver o resultado: 32.054 novos casos foram comunicados só ontem, 9 de Setembro!

Entretanto, 16,7 milhões de texanos receberam pelo menos uma dose de vacina. Isto é 57,7% da população, mas sabe-se que a imunidade de grupo só é atingida entre 80 a 85%.

14,1 milhões de texanos foram vacinados duas vezes, para um total de 29,6 milhões de doses. As primeiras vacinas Covid 19 chegaram ao Texas a 14 de Dezembro de 2020.

A Dorna, a FIM, a associação de equipas IRTA e a aliança de fabricantes MSMA devem agora tomar uma decisão responsável.

Na verdade, todo o material para as três classes tem de ser enviado para Austin na quarta-feira após o GP de Misano. O GP dos EUA está agendado para 1 a 3 de Outubro.

Em 2020, nenhuma das 14 corridas de MotoGP realizadas teve lugar fora da Europa. Este ano realizaram-se duas corridas no Qatar a 28 de Março e 4 de Abril, mas todos os outros eventos (Argentina, Tailândia, Japão, Malásia e Austrália) foram cancelados. Apenas o Texas permaneceu no calendário por causa de meses de taxas de infecção muito modestas.

A Dorna quer realizar 18 Grandes Prémios a todo o custo devido aos contratos com as estações de televisão. Por isso, já haverá um segundo GP em Portimão e se o Texas for cancelado, outro Grande Prémio poderia ser acrescentado em Outubro em Jerez ou poderia ser organizado um segundo GP de Valência.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x