MotoGP, 2021: A tecnologia no Teste do Qatar

Por a 10 Março 2021 14:00

A Ducati parece ter sido a mais inovadora, mas todas as marcas apresentaram novidades em Losail. Aqui ficam algumas

APRILIA:

Resumindo, a RS-GP de 2021 é uma moto completamente nova. O motor, o chassis, dois aero designs diferentes, escapes em diâmetro e configuração e ‘caixa de salada’ mudaram, bem como certas repartições da carenagem, que parecem desenhadas para facilitar o acesso.

A Aprilia também testou o seu primeiro braço oscilante de carbono, o que significa que a Suzuki é agora o único fabricante que não tem esta funcionalidade. 

KTM:

A maior mudança visual do fabricante austríaco é a nova unidade do banco.

Dani Pedrosa tem vindo a testá-lo até agora no Qatar, enquanto os outros pilotos têm tentado uma nova carenagem, mais fina no topo com, aparentemente, mais alguns ‘dentes de tubarão’ esculpidos nas arestas, como foi visto na moto de Pedrosa.

HONDA:

O gigante japonês trouxe três chassis diferentes para o Teste do Qatar: um ‘standard 2020’, um com o quadro reforçado com carbono e um completamente novo, o que já se viu em Jerez com Stefan Bradl no início de 2021.

Nova aerodinâmica, vista pela primeira vez no Teste de Misano do ano passado, foi testada por Bradl e Takaaki Nakagami (Honda LCR Idemitsu) nos primeiros dias, e Pol Espargaró (Honda Repsol Team) e Alex Márquez (Honda LCR Castrol) terão, sem dúvida, uma palavra a dizer também.

SUZUKI:

Um dos principais pontos de conversa dos Campeões Mundiais é que o piloto de testes Sylvain Guintoli, Joan Mir e Alex Rins testaram um motor de 2022. Guintoli e Rins disseram que é uma melhoria acentuada. Um novo chassis também está a ser usado, bem como um novo braço oscilante, com o chefe da tripulação de Mir, Frankie Carchedi, a explicar no Twitter que tiveram “muitas mais peças novas e excitantes” para experimentar.

YAMAHA:

Os pilotos da Yamaha têm vindo a testar um novo chassis, com Franco Morbidelli (Yamaha Petronas SRT) a dizer que encontrou um pouco mais de velocidade máxima e com “muitas partes pequenas” a serem experimentadas.

Fabio Quartararo (Yamaha Monster Energy) e Valentino Rossi (Yamaha Petronas SRT) confirmaram que testaram um novo chassis, com o team manager da equipa de fábrica, Massimo Meregalli, a sugerir que um novo aero pode estar para breve…

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x