MotoGP, 2020: Um ano de referência para o e-Sport

Por a 20 Dezembro 2020 16:00

De Corridas Virtuais ao quarto Campeonato de e-Sport e muito mais, esta temporada foi um marco em realidade virtual para o MotoGP

Pela primeira vez, pilotos de MotoGP competiram online em 10 Corridas Virtuais, incluindo dois Grandes Prémios completos

2020 foi um ano e tanto. No mundo do MotoGP eSport foi também uma temporada marcante para a Dorna Sports, repleta de novos desafios e eventos que só acrescentaram ao que já era um portefólio impressionante de competição virtual – batendo recordes e conquistando reconhecimento em todo a linha. De Corridas Virtuais e Grandes Prémios ao quarto Campeonato de ESport, a nova série WINDTRE Rising Stars e muito mais, esta temporada foi um marco.

O ano começou com as corridas em espera, com a pandemia Covid-19 a obrigar a mudanças de calendário, mas a competição continuou.

Pela primeira vez, pilotos de MotoGP competiram online em 10 Corridas Virtuais, incluindo dois Grandes Prémios completos com MotoGP, Moto2, Moto3 e MotoE. Participaram 64 pilotos de 48 equipas diferentes, incluindo alguns dos maiores nomes da modalidade, como Valentino Rossi da Yamaha Monster Energy, Fabio Quartararo da Yamaha Petronas SRT, o então campeão Marc Márquez da Honda Repsol, a Lenda do MotoGP Jorge Lorenzo, o recém-coroado campeão do Mundo de MotoGP em 2020, Joan Mir e, claro, o nosso próprio Miguel Oliveira.

O Grande Prémio Virtual de Espanha também foi mais do que um Grande Prémio Virtual, já que os pilotos lutaram em auxílio da caridade oficial do MotoGP, Two Wheels for Life, com o objetivo de angariar fundos para o seu trabalho vital de combate ao coronavírus sobre duas rodas, garantindo a entrega de resultados de testes e equipamento a comunidades difíceis de alcançar. 

Ao longo das 10 corridas, os eventos acumularam 12 milhões de visualizações de vídeo ao vivo e 52 milhões de visualizações no total, bem como 10 milhões de interações e 331 milhões de impressões. 40 emissores mostraram as Corridas Virtuais e Grandes Prémios em todo o mundo.

Já o Campeonato Virtual de MotoGP teve mais um ano incrível. A série foi nomeada para os Sports Technology Awards de 2020 na categoria ‘Uso de E-sports by a Sports Brand’, que viu a Dorna Sports reconhecida para o Campeonato de Desportos de MotoGP frente à F1 e NBA. Este prestigiado prémio recebeu candidaturas de 45 desportos e mais de 30 países.

O videojogo oficial da consola motoGP20, produzido pelo parceiro de longa data e criador de videojogos Milestone, foi mais uma vez a espinha dorsal do Campeonato. O mais rápido nesta fase de ataque de tempo foi então submetido à Global Series, representando equipas de MotoGP num impressionante Campeonato de oito corridas para decidir a coroa.

O piloto de eSport da KTM Red Bull Factory Racing, Williams Adrian, ficou por cima para conquistar o seu primeiro título, tornando-se o terceiro campeão de MotoGP virtual em quatro anos.

Juntamente com a honra da vitória, houve também alguns prémios incríveis: o primeiro lugar levou para casa um BMW M235i xDrive Gran Coupé, o segundo uma réplica Aprilia RS 125 GP e terceiro um computador Lenovo Legion Y740 Laptop – e houve a oportunidade de ganhar Red Bull Experiences também, bem como um prémio de pole position do parceiro Tissot.

Houve também uma adição para 2020: a nova Windtre Rising Stars Series, uma nova iniciativa de promoção de talentos de eSport destinada a encontrar e fomentar novos talentos de eSport em todo o mundo.

A série espelha iniciativas de Road to MotoGP como a MotoGP Red Bull Rookies Cup, a Idemitsu Asia Talent Cup e muito mais, direcionadas para a promoção de jovens talentos para o topo da modalidade.

O programa é o primeiro do género no MotoGP eSport e incluiu quatro Desafios Online separados em três Regiões Mundiais (Américas, Europa e África, Ásia e Oceânia), bem como três Finais Regionais Online; um por região. Os vencedores de cada final regional são recompensados com um lugar garantido no MotoGP eSport Championship Pro Draft 2021.

10 Corridas Virtuais, incluindo dois Grand Prix Virtuais, o Campeonato de MotoGP de 2020, a série WINDTRE Rising Stars e muito mais – 2020 foi verdadeiramente uma temporada de referência para o portfólio virtual da Dorna Sports.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x