Moto3 – GP de San Marino: Romano Fenati vence com lição à chuva
A corrida de Moto3 do GP de San Marino ficou marcada pela chuva e por um elevado número de quedas devido ao piso molhado que castigou muitos pilotos e onde apenas 15 terminaram dos 31 que começaram a corrida. Nestas condições Romano Fenati deu uma verdadeira lição à chuva aos seus adversários, dominando a corrida de forma implacável.
Na largada Jorge Martin (Del Conca Gresini Moto3) saiu bem trazendo atrás de si Joan Mir (Leopard Racing) e Romano Fenati (Marinelli Rivacold Snipers), que saiu rápido da segunda linha da grelha para encostar nos da frente.
Com o piso molhado, os três primeiros rapidamente conseguiram garantir uma ligeira vantagem para o grupo prosseguidor liderado por Enea Bastianini (Del Conca Gresini Moto3) que acabaria por cair deixando os três da frente mais à vontade.
Na luta pelo comando da corrida, Fenati, ultrapassava Martin disparando de imediato na frente e um erro de Martin, uma saída larga, acabou por permitir a Mir ascender à segunda posição quando se estava a 18 voltas do final.
Contudo o líder do Mundial, acabaria por cometer um erro, devido ao piso muito molhado, e assim permitir que Jorge Martin chegasse na sua roda e acabasse mesmo por o ultrapassar.
Romano Fenati mostrava-se mais à vontade com o piso molhado e a 17 voltas do final estava já com uma vantagem superior a 9 segundos para Joan Mir e Jorge Martin que seguiam atrás do piloto italiano.
Contudo a 14 voltas do final, Jorge Martin, sofreu uma queda na travagem para a curva 1, ao perder a frente da sua moto, deixando Joan Mir na segunda posição isolado, com Fabio Di Giannantonio (Del Conca Gresini Moto3) a subir ao terceiro lugar.
Alias a luta pelo terceiro lugar era agora o ponto mais interessante da corrida com Giannantonio, Philipp Oettl (Südmetall Schedl GP Racing) e Aron Canet (Estrella Galicia 0,0) muito próximos, mas longe de Mir que ocupava a segunda posição a mais de 15s de Fenati.
Canet acabou por ultrapassar Oettl e encostar na roda de Giannantonio, com os dois pilotos a lutarem pelo lugar mais baixo do pódio. No entanto a três voltas do final, Aron Canet sofreu uma queda entregando assim de bandeja o lugar mais baixo do pódio a Fabio Di Giannantonio.
Na frente, Romano Fenati alcançava a segunda vitória da temporada com uma vantagem impressionante de 28,203s sobre Joan Mir que foi segundo, enquanto Fabio Di Giannantonio foi terceiro a 39,035s.
Com estes resultados Joan Mir continua de perda e cal na liderança do campeonato agora com 246, enquanto Romano Fenati voltou a ascender ao segundo lugar com 185 pontos, enquanto Aron Canet desceu à terceira posição com 162 pontos.
A próxima ronda do campeonato é o GP de Aragão que terá lugar a 24 de setembro.