Moto3 – GP da Austrália: Joan Mir vence corrida interrompida e é Campeão do Mundo
A corrida de Moto3 do GP da Austrália voltou a revelar a competitividade da categoria mais baixa do Mundial de velocidade com incerteza quanto ao vencedor até ao final e com Joan Mir a vencer pela primeira vez em Philip Island e a arrumar de vez as contas do Mundial.
Depois de um Warm-Up realizado com a pista molhada devido à chuva, o sol apareceu em Philip Island e a primeira corrida deste domingo começou mesmo com piso seco.
Na largada Jorge Martin Del (Conca Gresini Moto3) aproveitando sair da pole position assumiu o comando trazendo na sua roda Juanfran Guevara (RBA BOE Racing Team) e o seu companheiro de equipa Gabriel Rodrigo, enquanto Romano Fenati (Marinelli Rivacold Snipers) vindo de trás rapidamente colou nos da frente, ocupando a quarta posição.
No fecho da primeira volta, Jorge Martin acabou ultrapassado por Guevara, Rodrigo e Fenati, com o italiano da Marinelli Rivacold Snipers a mostrar que estava mais rápido neste inicio de corrida e a assumir o comando a 20 voltas do final, isto numa altura em que Joan Mir, líder do Mundial, ocupava a quinta posição.
Com 18 pilotos no grupo da frente a troca de posições era uma constante e Joan Mir, chegava à liderança a 18 voltas do final e rapidamente disparou na frente com Guevara a ser o único capaz de acompanhar o espanhol da Leopard Racing .
Contudo três voltas depois o grupo da frente estava novamente compacto e Romano Fenati subia de novo à cabeça da corrida, isto numa altura em que Juanfran Guevara sofria uma queda acabando por abandonar a corrida.
Na frente a luta pela liderança da corrida era uma constante e Marcos Ramirez (Platinum Bay Real Estate) era o novo líder com Joan Mir na sua roda, com o piloto da Leopard Racing a acabar por chegar ao primeiro lugar enquanto Ramirez a sofria um toque de Romano Fenati que tentava não deslocar de Mir, que levou o piloto da Platinum Bay Real Estate ao chão e ao abandono.
A sete voltas do final a chuva apareceu em força acabando por obrigar a direcção de corrida a mostrar a bandeira vermelha e a dar por terminada a corrida, com o resultado final a ser o da 15ª volta, altura em que Joan Mir, passou a linha de meta no primeiro lugar, o que lhe garantiu a vitória na corrida, a nona da temporada, e a conquista do título de Campeão do Mundo a duas rondas do final da temporada.
Na segunda posição terminou Livio Loi (Leopard Racing) a 0,351s do seu companheiro de equipa, enquanto Jorge Martin, ocupou o lugar mais baixo do pódio a 0,359s do vencedor.
A fechar o top cinco desta 16ª ronda do Mundial de Moto3, Gabriel Rodrigo que foi quarto a 0,388s do vencedor, enquanto Enea Bastianini (Estrella Galicia 0,0) foi quinto a 0,408s.
Já Romano Fenati terminou o Grande Prémio da Austrália na sexta posição a 0,808s de Joan Mir.
Com estes resultados, Joan Mir arrumou as contas do campeonato e soma agora 296 pontos, Romano Fenati é segundo com 226 pontos. Já Aron Canet está na terceira posição com 184 pontos e Jorge Martin subiu a quarto com 151 pontos.
A próxima ronda do campeonato é o GP da Malásia que terá lugar a 29 de outubro.
Classificação Final