Moto3: Kornfeil lidera FP1
Os 40 minutos da sessão livre de Moto3 que inaugurou o G.P: da Áustria viram uma série de pilotos sair para a pista prudentemente, mas em breve os tempos dos mais rápidos se começaram a definir.
Inicialmente, foi Alberto Arenas o mais rápido, mas antes do meio da sessão, os habituais rivais da SIC58 Squadra Corse Tatsuki Suzuki e da Honda Leopard Lorenzo Dalla Porta lideravam, separados por apenas 0,157 com vantagem para o Japonês.
A seguir nos tempos aparecia Fenati, que a 12 minutos do fim da sessão passa a ser o 2º mais rápido, com Arbolino, Masia, Kornfeil, Canet, Antonelli, McPhee e Ramirez a seguir no Top 10.
Suzuki ripostou para liderar de novo, desta por só 0,107 de Fenati, e à medida que a sessão evoluía e os tempos iam baixando, Dalla Porta já era só o 9º mais rápido.
Pouco depois, Canet conseguiu uma volta rápida de 1:37.737 para liderar, o que significa que o ritmo já era mesmo muito alto, pois a Qualificação do ano passado situou-se nos 1:38.
Agora tudo evoluía muito rapidamente, pois Kornfeil na KTM Pruestel já era o mais rápido, seguido de Ramirez, e a incógnita era se Dalla Porta regressaria com uma volta rápida nos minutos finais, mas o Italiano só foi capaz de saltar para 4º.
Mas eis que, a sessão prestes a acabar, Celestino Vietti vem para o comando, logo seguido de Toni Arbolino, cortando 0,096 milésimas ao tempo rápido de Kornfeil.
Entretanto, os dois irmãos Oncu e Felipe Salac tinham também entrado na cauda do Top 10.
Só que o Checo está determinado, e na derradeira passagem na meta, faz um 1:36.967, que permaneceria o tempo de referência na sessão.